A operação é uma parceria entre a UFOP e o Projeto Rondon com o objetivo de reunir estudantes em ações de capacitação e incentivo à cidadania. Nesta edição, as atividades contam com a coordenação dos professores Célia Maria Fernandes, do Departamento de Educação (Deedu), e Carlos Eduardo Ferraz, do Departamento de Engenharia Civil (Deciv), e a participação de oito estudantes de diversos cursos.
Este ano, as atividades são realizadas na cidade de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, a partir desta quinta (23), até 8 de fevereiro.
As ações desenvolvidas incluem a oferta de oficinas do conjunto B do Projeto Rondon, nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção. As oficinas ministradas são as seguintes:
- Comunicação: roda de leitura, cinema na praça, oratória e comunicação assertiva, redes sociais para negócios;
- Meio Ambiente: tratamento de água, tecnologia de saneamento, combate a dengue e produção de repelente natural, etc;
- Trabalho: pintura de paredes, canva e marketing digital, orientação vocacional, etc;
- Tecnologia e produção: conceitos básicos do pacote office, desvendando o excel, rotulagem de alimentos, etc.
PROJETO RONDON - Coordenado pelo Ministério da Defesa, visa à integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para os problemas de comunidades carentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e ampliando o bem-estar da população.
Entre outros objetivos, o projeto busca contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, com ações alinhadas com a realidade do país, e contribuindo para consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva. Com isso, estimula no estudante a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.