Criado por Thaís Domingos em sex, 25/10/2019 - 10:40 | Editado por Lígia Souza há 5 anos.
Os estudantes das disciplinas "Ginástica Artística" e "Lazer e Animação Turística" organizaram e ministraram as aulas no ginásio de ginásticas da Escola de Educação Física da UFOP, a partir de uma solicitação da direção da Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga, em Ouro Preto. A escola é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), coordenado pelo professor Emerson Cruz de Oliveira.
Segundo o professor, se não fossem ofertadas essas atividades, os estudantes de Educação Física passariam pelo curso sem a experiência de montar e aplicar aulas de ginástica artística para alunos de ensino fundamental. "Montar aulas para os próprios colegas de graduação é muito diferente, pois o nível de entendimento e colaboração com a realização das atividades é outro. E os estágios nem sempre dão conta de proporcionar experiências marcantes com a ginástica artística na escola, pois a modalidade demanda alguns equipamentos que a escola não possui", assinala Emerson.
Já a professora Júnia Mara Fernandes, orientadora da atividade, enfatizou o benefício da participação e colaboração dos estudantes tanto de Educação Física e Turismo. “Foi uma oportunidade para coordenar e desenvolver atividades com grupos de crianças, pois o planejamento incluiu o estudo dos vários interesses culturais do lazer. A interação com esse grupo permitiu aos alunos uma experiência de liderança, organização e discussão sobre os eventos de animação turística", assinala. Para ela, "aprender sobre a atuação profissional numa situação real é uma experiência extremamente enriquecedora".