Um grupo de três professores e oito estudantes de cinco cursos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desembarca em 16 de julho no município de Pedrão (BA). A equipe fará parte do Projeto Rondon - Operação Portal do Sertão. A UFOP é uma das instituições de ensino superior a integrar a edição deste ano do Projeto Rondon. O grupo permanecerá no município até 2 de agosto.
A orientação dos alunos ficará sob a responsabilidade dos professores Aníbal da Fonseca Santiago e Ana Letícia Pilz, do Departamento de Engenharia Civil, e Edson Alves Figueira Júnior, do Departamento de Engenharia Mecânica.
PROJETO RONDON - Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon busca promover o desenvolvimento de comunidades menos assistidas. Além de estimular a sustentabilidade local através de conhecimentos de administração, economia e meio ambiente, priorizando a formação de multiplicadores entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais, contribui também para a formação universitária. O projeto foi lançado em 1967 e funcionou inicialmente até 1989. Desde seu relançamento, em 2005, já alcançou mais de dois milhões de pessoas, envolvendo mais de 22 mil universitários e professores.