Ir para o conteúdo

Fabulações Museológicas coloca as músicas dos discos de vinil como suporte da memória

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Regiane Oliveira
O Laboratório de Pesquisa em Museologia, Teoria Museológica e Patrimônio (LAMUPi), a partir do projeto Fabulações Museológicas, promoveu o "Nas Trilhas da Memória". A sessão foi iniciada com a exibição de um trecho do filme "Aquarius" (2016), dirigido por Kléber Mendonça Filho.
 
A proposta do evento é usar a música como suporte de memória, por intermédio dos discos de vinil. O filme foi escolhido para embasar a discussão devido à relação que a personagem principal tem com a memória formada, inspirada pela trilha sonora que ela escolhe para guiá-la ao longo da sua vida. O filme também fala sobre o tempo e a museologia, fazendo refletir sobre escolhas, sentidos e histórias que não queremos esquecer.
 
Para conduzir a discussão, foram convidados o professor de Museologia da UFMG Luiz Henrique Assis Garcia e o músico Artur Araújo, ex-aluno da UFOP. Para ele "a música no filme é como se fosse um antídoto desse esquecimento. Através da música nós celebramos a vida, os laços entre as pessoas e, de alguma forma, enfrentamos essa realidade que é inexorável, que é a passagem do tempo, da qual nenhum de nós realmente escapa".
 
A professora do Departamento de Museologia da UFOP Ana Audebert acrescenta, sobre a amplitude da música, que ela pode ser vista por uma perspectiva patrimonial, coletiva ou de um ponto de vista mais individual: "A música marca a vida de todos nós. Nesse ponto de vista, refletir sobre memória é muito enriquecedor, pois a gente tem as nossas próprias vivências, as nossas próprias memórias, mas é possível pensar numa perspectiva mais institucionalizada de preservação desse patrimônio musical que está presente em museus, como o da Imagem e do Som e o Museu da Música, que se dedicam a preservar a memória musical mais especificamente".

img_2693.jpg

Regiane Oliveira
O músico Artur Araújo mostra discos de vinil da sua coleção.

O disco de vinil foi escolhido como suporte de memória por ter algumas propriedades materiais que trazem relações mais afetivas: "Sou colecionador de vinil. A relação que as pessoas que colecionam têm com a música parte muito da afetividade, remete à memória e até mesmo a uma ressignificação. Hoje a gente vê as gerações voltando a consumir música através do vinil", destacou o músico Artur Araújo.

Fábio Hering, professor do Demul e coordenador do projeto Fabulações Museológicas, falou sobre a materialidade do disco de vinil: "São ferramentas, por meio das quais nós construímos a nós mesmos, selecionamos, dialogamos, em determinados discos e músicas, integramo-nas ao nosso cenário cotidiano e, a partir delas, nós estabelecemos nossas escolhas, fazemos determinados percursos e construímos a nossa identidade".
 
Depois da discussão, Artur mostrou ao público alguns discos da sua coleção, obras de cantores renomados como Belchior, Caetano Veloso, Tim Maia, entre outros. Além de conhecer, o público pôde ouvir alguns trechos dessas obras musicais.
 
Para encerrar o evento, o professor Luiz Henrique propôs à plateia que escolhesse uma música que os remetesse a alguma lembrança ou sentimento. Depois essas respostas foram colocadas em uma caixinha e Artur tocou algumas delas. O músico também mostrou algumas de suas canções autorais, uma delas em parceria com professor Luiz Henrique.
 
FABULAÇÕES MUSEOLÓGICAS - É um espaço interdisciplinar de reflexão sobre as dimensões práticas e teóricas dos museus, tomando a materialidade do mundo e as diferentes linguagens como objeto de análise.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais