O projeto Fios de Solidariedade recebeu Moção de Aplausos na última quarta (23), como forma de reconhecimento da importância da ação para o município de Ouro Preto e região.
Quem solicitou e entregou a moção foi o ex-vereador Marco Antônio de Freitas, conhecido como Marquinhos do Esporte, que durante a sessão ressaltou a relevância e o alcance do projeto. O ex-vereador disse que a votação para que o projeto recebesse a Moção foi unânime na Câmara dos Vereadores de Ouro Preto. Além disso, a homenagem foi carregada de relatos de salões de beleza parceiros e de pacientes assistidas, que se emocionaram ao falar sobre como o trabalho do Fios impactou positivamente suas vidas.
Durante o evento, a coordenadora do Fios, Rosana Gonçalves, relembrou a trajetória do projeto, que começou em 2014 arrecadando cabelos localmente, durante a campanha do Outubro Rosa, e hoje é referência em Ouro Preto e recebe doações de todos os estados do Brasil. O Fios conta ainda com parcerias com vários salões da cidade e organizações não governamentais, como a ONG Fio de Luz.
Para Rosana, "é muito importante receber essa Moção de Aplausos, como forma de sentir que a comunidade nos apoia, nos recebeu e nos acolheu. A grandeza de receber esse reconhecimento traz para a gente a sensação de que estamos no caminho certo".
Além do Fios de Solidariedade, também foi homenageado João Evangelista da Silva, morador da cidade, com uma medalha de mérito desportivo, por sua contribuição ativa no desenvolvimento de práticas esportivas em Ouro Preto.
Quem quiser doar mechas de cabelo pode se dirigir ao prédio da Proex, na entrada da portaria principal da Universidade, onde as doações podem ser feitas durante todo o ano, ou procurar um salão parceiro do Projeto.
Para mais informações, acesse a
página do Fios de Solidariedade no Facebook.