O penúltimo dia do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras da Regional Sudeste (Forproex), sediado em Ouro Preto, contou com a participação da representante do Ministério da Igualdade Racial Márcia Lima. A mesa com o tema "Extensão Universitária, cidadania e inclusão: experiências e propostas" foi mediada pela pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Borges, e contou também com a presença da pró-reitora de Extensão da UFRRJ, Rosa Maria.
Márcia Lima participou do evento de forma remota e foi acolhida pelos participantes, que ressaltaram a importância da volta do Ministério da Igualdade Racial. Márcia é professora da USP e acompanhou, durante seus 20 anos de atuação na universidade, toda a luta política e as discussões internas para que houvessem avanços na pauta da inclusão.
Ela relembrou suas ações e desafios no governo para o combate ao racismo e pela inclusão nas universidades públicas. "Quanto mais diverso o ambiente universitário, mais rico fica pensar em cultura e extensão", frisou.
No debate sobre o papel da extensão universitária na promoção da inclusão, Claudia comentou que o relato mais comum entre os estudantes universitários é: "Quando entrei na extensão universitária, meu curso fez sentido". Para ela, isso reflete a importância da extensão na viabilização da permanência do aluno dentro do ambiente universitário e na construção de um futuro melhor para ele. A pró-reitora avaliou ainda as transformações das políticas de democratização de acesso, como as políticas de cotas, e falou sobre os desafios para o aumento da inclusão e da diversidade nas universidades.
A mesa de encerramento desse segundo dia foi mediada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFOP, Sandra Nogueira. Os participantes debateram a extensão universitária e os territórios e apresentaram experiências e novas propostas para evidenciar os projetos das instituições de ensino. Estiveram presentes os professores Renato Rodrigues Neto (Ufes), Olney Vieira da Motta (Uenf), Simone Nacaguma (Unifesp), e Carlos Bernardes Rosa Junior (IFMG).
Acesse para assistir às transmissões ao vivo pelo
Youtube.