Sensação de dever cumprido. Esse era o clima no lançamento do primeiro volume da série “História da Ciência em Quadrinhos”. O livro “Astronomia e Mecânica Clássica”, em formato de quadrinhos, conta a história de Izzy e Lis, jovens cientistas que criam uma máquina do tempo e têm encontros com cientistas famosos da história, como Galileu Galilei e Isaac Newton.
O objetivo da publicação é despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pela ciência. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas (LEDS). A equipe é composta por docentes e estudantes do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), em João Monlevade.
Idealizado pelo professor Savio Corrêa, o projeto surgiu em 2012 com a vontade de contar a história da Física por meio de quadrinhos. Com apoio do professor Tiago Lima, o projeto começou a ser desenvolvido inicialmente para publicação na internet. No entanto, Camila Araújo, aluna participante da iniciativa, provou que eles possuíam material suficiente para a impressão de um livro. O processo criativo foi desenvolvido por toda a equipe do projeto, que conta ainda com os alunos Breno Barbosa, Josiane Ferreira e Larissa Perdigão.
Savio diz que o grande prestígio é ver seus alunos se envolvendo no trabalho, crescendo como pessoas e profissionais. Já Camila, afirma que o livro colaborou tanto para sua vida acadêmica quanto para a pessoal. "Foi importante para a convivência com outros alunos. Depois que me integrei à equipe, comecei a me enturmar com as outras pessoas do projeto", comenta a aluna, responsável pelas ilustrações e pela criação dos personagens.
COMUNIDADE - Parte dos livros será doada para escolas públicas da região. O restante será entregue aos 253 apoiadores do financiamento. "Essa tem sido uma experiência fantástica para todos nós, e será ainda mais gratificante quando os livros chegarem às bibliotecas das escolas, quando tivermos o feedback dos alunos e professores", comenta o professor Tiago Lima.O primeiro volume aborda Astronomia e Mecânica Clássica e incluiu a realização de um desafio no site, com premiação para os vencedores. Foram produzidos 600 livros na primeira tiragem, com o uso integral do recurso investido por intermédio da campanha de financiamento coletivo.