Ir para o conteúdo

I Semana de Estudos em Educação debate sobre o lugar da educação na sociedade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Organizada pelo Colegiado de Pedagogia, pelo Centro Acadêmico de Pedagogia, pelo Departamento de Educação (Deedu) e pela Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a I Semana de Estudos em Educação tem como tema "O lugar da educação na construção de uma sociedade democrática". O evento é realizado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, até esta quinta (12).
 
O intuito do evento é debater sobre a realidade brasileira atual e o lugar que a educação brasileira ocupa na sociedade. Com mesas redondas, minicursos e sessões de trabalho, a Semana de Estudos em Educação visa contribuir com as reflexões de todos os convidados, de dentro e fora da UFOP.
 
O estudante do curso de Pedagogia, Luiz Basílio, integrante do Centro Acadêmico do curso, diz que nem todos os eventos científicos têm cunho deliberativo como esse, e espera que a comunidade do ICHS possa promover ações que defendam a educação a partir do que for discutido ali. "Nós acreditamos que a construção de espaços que possibilitam as reflexões e os debates acerca do tema [da Semana de Estudos] é de fundamental importância, principalmente neste momento político que estamos vivendo no Brasil", completa.

img_2524.jpg

Nathalia Vergara
Mesa com organizadores do evento durante fala de abertura

A estudante de Pedagogia Natalia Medeiros Calsini, espera que a Semana de Estudos em Educação seja a primeira de muitas, pois, para ela, eventos como esse são enriquecedores para a UFOP. Natalia contou que estava com boas expectativas para a semana, pois esperava conhecer, em um parâmetro nacional, a visão dos profissionais da educação e debater sobre o tema, principalmente com todos os cortes de verba.
 
Na cerimônia de abertura, o diretor do ICHS, Luciano Campos, destacou o papel do Centro Acadêmico e do Colegiado, principalmente porque, segundo ele, "vivemos em um período em que o governo não acredita na educação".
 
MESA DE ABERTURA - A primeira mesa do evento teve como tema "Políticas de Inclusão: Qual é o lugar de educação na construção de uma sociedade democrática?", ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Mário Lisboa Theodoro. Para um auditório lotado, o ministrante falou sobre o que é uma sociedade democrática, como o Brasil se posiciona quanto à democracia e qual é o papel da educação para que a sociedade, de fato, vire uma sociedade democrática. O professor enfatiza que uma das principais questões que precisamos resolver para que a sociedade se torne democrática é a desigualdade, ligada diretamente ao racismo.

img_2530.jpg

Nathalia Vergara
Professor Mário Theodoro incentiva políticas de inclusão
Segundo o professor Mário, o racismo é estrutural, naturalizado e funcional. Ele cita exemplos, como o trabalho doméstico e o trabalho com reciclagem, que ressaltam sua análise e o elo do racismo e da desigualdade econômica e social. "Racismo hierarquiza as pessoas e só se combate preconceito com políticas afirmativas como cotas — e cotas não é esmola", pontua Mário Theodoro, afirmando a necessidade da educação, pois é com ela que se consegue mudar a imagem sobre cotas.

A I Semana de Estudos em Educação termina nesta quinta (12). Confira a programação.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais