Ir para o conteúdo

I Semana de Estudos em Educação debate sobre o lugar da educação na sociedade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Organizada pelo Colegiado de Pedagogia, pelo Centro Acadêmico de Pedagogia, pelo Departamento de Educação (Deedu) e pela Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a I Semana de Estudos em Educação tem como tema "O lugar da educação na construção de uma sociedade democrática". O evento é realizado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, até esta quinta (12).
 
O intuito do evento é debater sobre a realidade brasileira atual e o lugar que a educação brasileira ocupa na sociedade. Com mesas redondas, minicursos e sessões de trabalho, a Semana de Estudos em Educação visa contribuir com as reflexões de todos os convidados, de dentro e fora da UFOP.
 
O estudante do curso de Pedagogia, Luiz Basílio, integrante do Centro Acadêmico do curso, diz que nem todos os eventos científicos têm cunho deliberativo como esse, e espera que a comunidade do ICHS possa promover ações que defendam a educação a partir do que for discutido ali. "Nós acreditamos que a construção de espaços que possibilitam as reflexões e os debates acerca do tema [da Semana de Estudos] é de fundamental importância, principalmente neste momento político que estamos vivendo no Brasil", completa.

img_2524.jpg

Nathalia Vergara
Mesa com organizadores do evento durante fala de abertura

A estudante de Pedagogia Natalia Medeiros Calsini, espera que a Semana de Estudos em Educação seja a primeira de muitas, pois, para ela, eventos como esse são enriquecedores para a UFOP. Natalia contou que estava com boas expectativas para a semana, pois esperava conhecer, em um parâmetro nacional, a visão dos profissionais da educação e debater sobre o tema, principalmente com todos os cortes de verba.
 
Na cerimônia de abertura, o diretor do ICHS, Luciano Campos, destacou o papel do Centro Acadêmico e do Colegiado, principalmente porque, segundo ele, "vivemos em um período em que o governo não acredita na educação".
 
MESA DE ABERTURA - A primeira mesa do evento teve como tema "Políticas de Inclusão: Qual é o lugar de educação na construção de uma sociedade democrática?", ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Mário Lisboa Theodoro. Para um auditório lotado, o ministrante falou sobre o que é uma sociedade democrática, como o Brasil se posiciona quanto à democracia e qual é o papel da educação para que a sociedade, de fato, vire uma sociedade democrática. O professor enfatiza que uma das principais questões que precisamos resolver para que a sociedade se torne democrática é a desigualdade, ligada diretamente ao racismo.

img_2530.jpg

Nathalia Vergara
Professor Mário Theodoro incentiva políticas de inclusão
Segundo o professor Mário, o racismo é estrutural, naturalizado e funcional. Ele cita exemplos, como o trabalho doméstico e o trabalho com reciclagem, que ressaltam sua análise e o elo do racismo e da desigualdade econômica e social. "Racismo hierarquiza as pessoas e só se combate preconceito com políticas afirmativas como cotas — e cotas não é esmola", pontua Mário Theodoro, afirmando a necessidade da educação, pois é com ela que se consegue mudar a imagem sobre cotas.

A I Semana de Estudos em Educação termina nesta quinta (12). Confira a programação.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais