O projeto consiste na criação de um espaço contendo o acervo bibliográfico e audiovisual que Fernando acumulou ao longo de 50 anos como jornalista e escritor.
A parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto foi iniciativa do professor do Departamento de Letras, William Menezes, e da professora do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social, Marta Maia, visando o enriquecimento cultural da cidade de Mariana. Fernando Morais acredita que “esse projeto está dando certo porque tem alma, mas também tem esqueleto, tem estrutura”.
A assinatura do acordo ocorreu na tarde desta quarta-feira (18) em Mariana. Para o vice-reitor da UFOP, Hermínio Arias Nalini, que também esteve presente no evento, a iniciativa agregará valor no campo acadêmico, pois será um grande viés de ensino para os pesquisadores da região. Alunos voluntários estão organizando e catalogando o acervo e, assim que este processo for finalizado, o espaço será aberto ao público com toda a documentação digitalizada.
Na parte da noite, o projeto foi apresentado à comunidade no auditório do ICHS. Na sequência, Fernando Morais conduziu a palestra "A escrita como elemento de transformação subjetiva política e cultural".
FERNANDO MORAIS - Marianense, Fernando Morais é jornalista, biógrafo e escritor. É autor de A Ilha, Olga, Chatô - o Rei do Brasil, O Mago, Cem quilos de ouro, Corações Sujos, entre outras obras.