Ir para o conteúdo

Iniciativa de Acolhimento e Cuidado ao Estudante inicia atividades

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Rondon Marques Rosa
O primeiro encontro do Grupo de Acolhimento e Cuidado ao Estudante (Abrace) aconteceu na última segunda-feira (6). Vinculado ao Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic), o projeto objetiva mediar estratégias para combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por discriminações étnico-raciais, socioeconômicas, de gênero ou de diversidade sexual.
 
Os professores da Escola de Medicina Aisllan Assis e Gustavo Meirelles observaram que havia a demanda por um grupo voltado para o acolhimento e manutenção da saúde coletiva em Ouro Preto. Com foco de trabalho na saúde mental, os professores pretendem manter "contato com os colegiados da Universidade para conhecer as questões que dificultam o aproveitamento da vida universitária".
 

abrace_professores.jpg

Rondon Marques Rosa
Os professores Aisllan (à esquerda) e Gustavo (à direita) coordenam o Abrace
O professor Aisllan explica que "o grupo funciona a partir da livre participação. Diferentemente da iniciativa da Prace, que exige frequência dos estudantes, os encontros acontecem de acordo com as demandas das sessões. A partir disso, aplicamos técnicas de corresponsabilização aos participantes. Isso significa que todos devem primar pelo cuidado e respeito aos colegas. Assim, são construídas em conjunto as soluções para os problemas levantados".
 
Bolsista do Abrace e estudante do curso de Medicina, Mylla Vaz defende que o projeto "está alinhado com o objetivo pedagógico da graduação, atuando em áreas como a saúde do adolescente e da mulher". Aisllan destaca ainda que o projeto é uma importante experiência na formação dos estudantes. "Com ele, os alunos podem acompanhar e supervisionar as práticas de saúde coletiva aplicadas nos encontros. Isso prepara o corpo discente para atuar nas unidades básicas de saúde, por exemplo, promovendo o desenvolvimento humano".
 
MARIANA E JOÃO MONLEVADE – O grupo atua exclusivamente em Ouro Preto, no segundo andar da Escola de Medicina. Porém, já foi identificada a necessidade de levar o Abrace para os outros campi da UFOP. "Mariana, principalmente, onde está a maioria dos alunos advindos das políticas de ações afirmativas da Universidade, público-alvo das atividades do Abrace", complementa Aisllan, fazendo a ressalva de que ainda não há prazos definidos para a expansão. 
 
MAPA DE REFERÊNCIA – O objetivo do projeto em longo prazo é produzir um guia estudantil para todas as iniciativas de acolhimento da Universidade. O guia pretende reunir informações sobre outros espaços para diálogo, documentos que auxiliem na execução das atividades acadêmicas e, se possível, informações que encaminhem o estudante para atendimento personalizado de saúde.
 
As reuniões do Abrace são abertas para toda a comunidade acadêmica. Confira o calendário.
 

abrace.jpg

Rondon Marques Rosa
O professor Aisllan Assis com a reitora Cláudia Marliére

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais