Criado por Cleverton Monteiro em ter, 11/08/2020 - 11:55 | Editado por Patrícia Pereira há 4 anos.
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) promove a palestra na próxima sexta (14) para celebrar o Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil. O evento será transmitido pelo YouTube, às 18h30min.
A palestra conta com participação da diretora chinesa do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense e professora da Universidade Normal de Hebei, Qiao Jianzhen (Ana Qiao). Também estarão presentes a historiadora e Diretora Interina do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, Maria Margareth Monteiro, e o fotógrafo ouro-pretano Eduardo Trópia, cujo projeto "Barroco x Chinesice" mostra a presença de elementos chineses encontrados em igrejas de Ouro Preto e região.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário.
COMEMORAÇÃO - Os primeiros grupos de chineses a chegar ao Brasil vieram de Macau e desembarcaram no Rio de Janeiro por volta de 1812. A ideia de Dom João VI era iniciar o cultivo de chás no Brasil para comercialização, como já acontecia entre China e Europa.
O Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil, comemorado em 15 de agosto, celebra a primeira entrada oficial de chineses no País, por meio da embarcação Vapor Malange, em 1900.
O fluxo migratório se intensificou a partir da década de 1950, mas principalmente durante os anos 1980, com a abertura da China ao ocidente. Desde então, as relações entre China e Brasil se estreitaram, o que estimulou o intercâmbio social, cultural e econômico dos países.