skip to content

Lançado o primeiro Plano de Cultura da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria
Em tom de celebração, foi lançado nesta sexta (2) o I Plano de Cultura da UFOP, elaborado pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). O evento aconteceu no Anexo do Museu da Inconfidência e contou com palestras e apresentações de teatro e música.
 
O Plano de Cultura da UFOP é o documento que registra as ações que serão realizadas no escopo da política de cultura da Universidade nos próximos quatro anos. Construído por meio de fóruns realizados junto à comunidade acadêmica, é um instrumento de gestão que sistematiza as linhas prioritárias de investimento de recursos e de energia em função dos objetivos desenhados coletivamente. A vigência foi pensada de modo que o documento atinja duas gestões na Universidade.
 
Conforme a coordenadora de Cultura da Proex, Raquel Leite, que participou da redação do documento, o "plano vai possibilitar atender melhor às demandas culturais da Universidade e ampliar o relacionamento com a sociedade por meio do reconhecimento de coletivos e agentes culturais". 
 

11742_img_9983_1174921924743169429.jpg

Grazzy Maria
Pró-reitora Sandra Nogueira, pró-reitora adjunta Vanderlice, Raquel e Gabriela
 
 O documento é fruto de um trabalho coletivo e vem sendo construído desde 2019, integrando também a rede de museus e os acervos científicos da Instituição. A ex-pró-reitora adjunta da Proex, Gabriela Lima, que também participou da criação e elaboração do plano, frisa a importância de um documento coletivo para a área: "A cultura não se faz sozinha, e implementar e estruturar um espaço que debata e promova a cultura dentro da Universidade é algo que se deve fazer coletivamente".
 
A palestra "A estruturação do campo da cultura nas universidades", ministrada pelo professor da Universidade de Minas Gerais (Uemg) José Márcio Barros, destacou a criação do plano como "uma peça fundamental para se ter uma perspectiva de continuidade, futuro e crescimento das ações culturais. Permite que a Universidade se conheça mais, reconheça a diversidade cultural e mobilize pessoas em torno da cultura".
 
O evento foi encerrado com uma apresentação musical do professor Victor Vale, do Departamento de Música da UFOP, e com a participação do projeto "As lendas de Ouro Preto narradas pelo teatro lambe-lambe", orientado pelo professor Marcello Rocco, do Departamento de Artes Cênicas da UFOP. 
 
Acompanhe a cobertura da TV UFOP do lançamento do Plano de Cultura: 

Veja também

8 Fevereiro 2023

O projeto Andorinhas: Rede de mulheres da UFOP, em parceria com o Cine Vila Rica, convida para a sessão especial...

Leia mais

6 Fevereiro 2023

O Coletivo AmeOPOEMA, em parceria com o Cine Vila Rica, realiza a 1ª edição da Mostra do Filme Independente (Mofin)...

Leia mais

6 Fevereiro 2023

O professor, jornalista e ex-aluno do curso de Artes Cênicas da UFOP, Éverlan Stutz, membro da Academia de Ciências e...

Leia mais

3 Fevereiro 2023

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) abre inscrições para solicitação de apoio às ações de extensão nas modalidades bolsa,...

Leia mais