Criado por Marcelo Afonso em seg, 05/11/2018 - 15:01 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
O livro "Universidade Pública e Direitos Humanos" foi lançado na semana passada, no III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A publicação relata histórias e experiências, dos últimos 10 anos, dos projetos de extensão vinculados ao Núcleo de Direitos Humanos (NDH) e divulga resultados dos trabalhos organizados por professores e alunos de graduação e pós-graduação do curso de Direito.
O evento de lançamento, no auditório do Centro de Artes e Convenções da UFOP, contou com a presença dos organizadores e autores Alexandre Bahia, Bruno Camilloto e Rainer Bomfim.
Camilloto iniciou a apresentação do livro comentando que "o principal objetivo foi organizar um registro sólido, que pudesse apresentar o estrato dos últimos dez anos de ações e resultados práticos dos projetos vinculados ao núcleo de Direitos Humanos. O passo inicial foi transformar os relatórios de resultados em artigos acadêmicos, atividade que foi organizada com todos os professores vinculados ao NDH. A iniciativa foi crescendo e os projetos começaram a receber contribuição dos alunos de pós-graduação e de diversos setores do Direito Civil da Cidade de Ouro Preto".
Já Alexandre Bahia esclareceu que o livro "não é um apanhado exclusivamente teórico sobre o que são os direitos humanos. O livro reúne metodologias e um roteiro de implantação de núcleos de direitos humanos dentro das universidades públicas. Unimos pesquisa e extensão com o objetivo de que as pessoas afetadas sejam também sujeitos — que possam receber apoio por meio das ações —, e não simples objetos de pesquisa".
O livro, de 264 páginas, pode ser encontrado na livraria e no site da Editora Conhecimento por R$ 35,00.