Ir para o conteúdo

Mostra Noir é destaque na programação do Cine Vila Rica em fevereiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Realizada pelo Cine Vila Rica em parceria com o projeto de extensão Cine Odete Lara, do curso de Letras da UFOP, a mostra exibe filmes do estilo Noir durante este mês. 
 
O curador da mostra, Eduardo Inácio, ex-aluno do curso de Letras, descreve o estilo como um "drama criminal estilizado, criado nas décadas de 1940 e 1950". Nesse estilo, as sombras possuem grande profundidade tridimensional e o contraste é predominante. Os cenários são geralmente localidades urbanas e o roteiro retrata a violência em tons mais acentuados. Imagens em preto e branco são bem características desse tipo de produção. 
 
O curador destaca a importância da mostra para a população. "Sua proposta é revisar esse estilo e discutir suas convenções, além de fazer com que o telespectador entre em contato com produções mais antigas", comentou.
 
Confira a programação completa de fevereiro: 
 
Quinta (09) - 18h - "O perigoso adeus" (Robert Altman, 1973)
 
SINOPSE - O detetive Philip Marlowe (Elliott Gould) dá carona ao amigo Terry Lennox (Jim Bouton) até Tijuana. Pouco tempo depois, Marlowe descobre pela polícia que Lennox cometeu suicídio. Enquanto investiga o que de fato aconteceu, ele é contratado por uma bela mulher que deseja encontrar o marido alcoólatra, que está desaparecido. 
 
Sexta (10) - 18h - "Dublê de corpo" (Brian De Palma, 1987) - Com comentário de Eduardo Inácio 
 
SINOPSE - Após flagrar a namorada com outro homem, Jake Scully (Craig Wasson) precisa encontrar um novo lugar para morar. Em sua nova casa, o jovem ator descobre uma vizinha que tira a roupa todas as noites em frente à janela. Jake fica cada vez mais obcecado pela misteriosa mulher e começa a investigar a sua vida, se envolvendo em uma trama perigosa. 
 
Sábado (11) - 20h - "No silêncio da noite" (Nicolas Ray, 1950)
 
SINOPSE - O roteirista Dixon Steele (Humphrey Bogart) é conhecido por ter um temperamento bem explosivo, o que dificulta um pouco sua carreira. Steele tem a chance de recomeçar roteirizando um livro de grande sucesso, mas como não quer ler o livro, convida para ir a sua casa a funcionária da chapelaria Mildred Atkinson (Martha Stewart), para lhe contar a história com suas próprias palavras. Um pouco depois da meia-noite, ele diz para Mildred que está cansado, agradece a colaboração, dá a ela o dinheiro do táxi e se despedem. Mas naquela mesma noite ela é morta e Steele é o principal suspeito. Seus antecedentes de comportamento violento e seu macabro senso de humor acabam por complicá-lo ainda mais. Para sua sorte, Laurel Gray (Gloria Grahame), sua amável vizinha, lhe proporciona um álibi. Laurel era exatamente o que Steele precisava e a amizade deles rapidamente se transforma em amor, mas talvez as desconfianças, dúvidas e demônios internos de Dixon atrapalhem essa relação.
 

Veja também

10 Fevereiro 2025

Alunos do curso de Jornalismo da UFOP lançam suas produções realizadas ao longo de 2024 por meio do programa de...

Leia mais

5 Fevereiro 2025

O professor do Departamento de Música (Demus) Érico Fonseca realizou um workshop de trompete aberto à comunidade. O evento ocorreu...

Leia mais

30 Janeiro 2025

O Pet Conexões de Saberes, em parceria com o Festival Transborda Inverno, abre inscrições para as atividades do evento "O...

Leia mais

24 Janeiro 2025

A Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) disponibilizou o edital de seleção de mostras temáticas de...

Leia mais