Ir para o conteúdo

A partir de parcerias, crianças da região participam de oficinas e brincadeiras no Projeto Circulatrilho

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Oficinas, teatro e brincadeiras marcam a ação do Projeto Circulatrilho, que, neste período de férias escolares, está na Estação de Mariana recebendo crianças de toda comunidade.

Escolas de Mariana, tanto da rede estadual quanto municipal, são parceiras constantes do projeto. Na última semana de janeiro, os visitantes foram crianças atendidas pela Saúde Mental - Secretaria de Saúde de Mariana, que puderam fazer parte das brincadeiras.


Estiveram no projeto um grupo de doze crianças, com idade entre quatro e treze anos, que começou o dia com a leitura de livros. Logo depois, eles tiveram a oportunidade de escolher entre queimada e corre cutia, e acabaram optando pela primeira opção.

A psicóloga Lidiane Rezende Ferreira, da Prefeitura de Mariana, acompanhou a visita e destaca a importância dessas atividades para as crianças. "O brincar é nosso cargo chefe, até porque as crianças falam muito mais através de brincadeiras do que verbalmente, assim, trabalhando o corpo e o pedagógico", afirma.

Um dos coordenadores do projeto, Albená Nunes, professor do curso de Educação Física na universidade, enfatiza o papel do Circulatrilho de ofertar atividades diferenciadas e atender crianças que vivem na região de Mariana. "Estamos finalizando as oficinas de férias, onde tivemos aulas de teatro, ginásticas de trampolim, danças urbanas, danças folclóricas para as crianças da comunidade e também atendendo as crianças vítimas do acidente da barragem, uma vez que havia uma demanda de espaço e programação para acolher estas crianças que vivem na região”.

A ação realizada no período de férias foi feita a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e do Crescer - Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil e continua até o dia 15 de fevereiro. Confira a programação completa e saiba mais sobre as oficinas de férias.

CIRCULATRILHO – O projeto Circulatrilho nasceu a partir de uma parceria em 2015, quando foi assinado um acordo de cooperação entre a UFOP, a Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP), Associação Memorial Minas Gerais Vale, Vale, prefeituras e câmaras de Ouro Preto e Mariana.

Durante todo o ano, o projeto Circulatrilho, uma ação de extensão da UFOP, realiza atividades de caráter cultural e educacional, com crianças da comunidade, na Estação Ferroviária de Mariana. Tudo é aberto para a comunidade de Mariana e região, turistas, e quem mais tiver interesse em levar crianças para participarem.

Sob a coordenação de uma equipe de professores e técnicos da UFOP e tendo como integrantes alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, o projeto iniciou as suas atividades para planejar e executar ações com as crianças das escolas e da comunidade. Temas relevantes para a formação do cidadão são tratados e discutidos com um olhar pedagógico sobre a prática. Foram feitas inúmeras ações de acolhimento, entretenimento e educativas ao longo destes anos.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais