Criado por Rondon Marques em qui, 13/07/2017 - 11:43
Dois violinos, uma viola e um violoncelo, formando um quarteto de cordas, unindo-se a um instrumento de corda percutida, o piano, em um concerto com músicas de câmara. Esse foi o cenário do último UFOP Convida no Departamento de Música (Demus). Essa edição contou com o Quarteto Scheffel, formado por instrumentistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o pianista Gabriel Coelho, professor da Universidade do Estado do Amazonas.
Os músicos tocaram duas peças compostas para quartetos: a primeira em Fá maior (Op.18, nº1), de Ludwig Van Beethoven, foi tocada apenas pelos violinos, viola e celo. Já a segunda peça, em Lá menor (Op. 84) de Edward Elgar, contou com o acompanhamento do piano.
Para Tiago Ellawanger, um dos violinistas do grupo, o desafio é harmonizar instrumentos de naturezas diferentes em um grupo de câmara. Em contrapartida, Ellawanger disse ainda que um fator facilitador nesse aspecto é o fato de ele, Ana Paula Schmidt (violino) e Camila Pacífico (violoncelo) terem estudado juntos e compartilhado os ensinamentos de uma mesma professora durante o início de sua formação.
E como já é tradicional nas edições do UFOP Convida, os músicos se dispuseram a conversar com a plateia, que ocupou todos os lugares da sala B3 do Demus, e responderam às questões sobre as composições apresentadas e sobre o estudo de música clássica em geral. Confira as fotos do evento no site.