Abordando questões sobre cinema, gênero e sexualidades, o projeto de extensão Cineclube Olhares LGBTQIA+ da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) caminha para o final de sua segunda edição online. Nesta ocasião, o projeto convida o professor Marcelo Rocco, do Departamento de Arte Cênicas (Deart) da UFOP, para mediar o evento intitulado "O cineclube na era do streaming". O evento é coordenador pelo professor do Curso de Teatro da UFSJ, Carlos Frederico Bustamante Pontes.
Através de documentários, filmes de ficção e curtas-metragens contemporâneos, o encontro propõe discutir com os representantes dos cineclubes Mocambo, Sapatão e Torres questões relativas ao cineclubismo em tempos de "cinema em casa" e de retorno das atividades presenciais após o isolamento social gerado pela pandemia.
O encontro acontece na próxima terça-feira (29), às 15h30, e pode ser acompanhado pelo
YouTube.
O PROJETO - O projeto da UFSJ iniciou as atividades em 2013 e foi desenvolvido, em sua primeira versão presencial, até março de 2014. A partir de abril de 2021, as atividades passaram a acontecer remotamente.
Durante a versão presencial, o projeto exibiu 23 longas-metragens, um curta e uma peça de teatro cujos temas, vinculados às sexualidades não normativas e às identidades de gênero dissidentes, foram expressos e discutidos com base nos filmes e no espetáculo, produzidos em diferentes estilos, épocas e nacionalidades. Já na versão remota, a iniciativa trabalha apenas com curtas-metragens contemporâneos disponíveis na internet, incluindo documentários e filmes de ficção.
Com sede no Centro Cultural da UFSJ, na cidade de São João del-Rei, o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade.