Criado por Juliana Carvalho em ter, 05/09/2017 - 11:00 | Editado por Patrícia Pereira há 7 anos.
A exposição "SynaísThesis – Natureza Interactiva" faz parte da pesquisa prática do doutoramento em Multimédia, Arte Contemporânea e Artes Performativas da Academia Nacional de Belas Artes, de Lisboa. Como parte do trabalho a professora Bruna Christófaro, do Departamento de Artes Cênicas (DEART) da UFOP, apresentará a obra interativa "Arco Íris", realizada a partir do conto "O ex mágico da taberta minhota", de Murilo Rubião.
Orientanda da professora Mônica dos Santos Mendes, da Academia Nacional de Belas Artes, e com o apoio do programador Pedro Ângelo, Bruna Christófaro pesquisa a relação das tecnologias e a criação de ambientes cênicos, com recursos de interatividade. "Trata-se de uma instalação no espaço que contém em si a necessidade de interação corpo-obra, que lembre ao usuário que o mundo é também feito de luz e magia, com sua natureza etérea, dialogando antagonicamente com a burocracia e o tédio do cotidiano. Contém em si justamente o significado do arco-íris: a ponte entre a terra e o céu, entre o que é real e o que é sonho, entre o físico e o imaginário", afirma a professora sobre a exposição.
A inauguração será na quinta (7), em Lisboa, e contará com ambientes imersivos propostos por Adriana Moreno, Anderson Paiva e Bruna Christófaro, explorando sensações e memórias a partir de diversas escalas da natureza. Através dos sentidos e de metáforas, estas instalações questionam a relação da arte com as tecnologias digitais e a natureza como matéria-prima.