Os professores Ana Luiza Morais Soares, do Departamento de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Deabi), e Clézio Roberto Gonçalves do Departamento de Letras (Delet), representaram a UFOP na abertura do I Fórum de Educação das Relações Étnico-Raciais de Ponte Nova (MG), realizada em 4 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Os professores ministraram o minicurso "Como promover uma educação antirracista no chão da escola", que integrou a programação do evento. Ana Luiza abordou a temática indígena para um auditório lotado. "Momentos como esse reforçam nossa esperança em uma educação verdadeiramente transformadora. Iniciativas como essa são fundamentais para construirmos uma sociedade mais justa, consciente e comprometida com a equidade racial”, afirmou.
O professor Clézio, também coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFOP, tratou da importância da educação antirracista e da presença da Universidade em espaços de formação docente. “O convite feito pela Secretaria de Educação de Ponte Nova para o Neabi-UFOP integrar as comemorações do Novembro Negro naquela cidade foi uma grande oportunidade de diálogo e de trocas com os quase 600 professores das escolas municipais, presentes no evento, sobre equidade e racismo na educação”, destacou.
O evento continua com as seguintes atividades no
Canal do Neabi-UFOP no YouTube.
‒ Minicurso 2: Racismo ambiental: uma questão para a escola? – 25 de novembro, às 19h.
Ministrantes: Áquila Bruno Miranda (Neabi-UFOP) e Simone Mara da Silva (SEE-MG)
‒ Minicurso 3: Por uma educação antirracista – 9 de dezembro, às 19h.
Ministrante: Adilson Pereira dos Santos (Prograd/Neabi-UFOP)