O projeto é realizado em parceria com a Unesco. O curso "Fabricação do sabão artesanal: proteção dos recursos hídricos e auxílio no combate à pandemia da Covid-19" será disponibilizado em um
canal do YouTube de forma totalmente gratuita.
O sabão artesanal será feito a partir de óleo usado e o curso vai incluir noções de sustentabilidade e empreendedorismo. Também serão oferecidas dicas de como vender os produtos, além de noções de higiene, preservação do meio ambiente e manuseio correto da água em casa.
A professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental, Vera Guarda, uma das idealizadoras do projeto, explica a relevância da iniciativa: "No âmbito da saúde e higiene, auxiliará na diminuição da expansão da Covid-19. No tocante à sustentabilidade, ainda ajudará a proteger nossos corpos de água dos impactos negativos do óleo".
A IDEIA - A ação, que faz parte do Programa "100 horas para Senhoras" vinculado ao Núcleo da Cátedra da Unesco, já foi oferecido como um curso de extensão. "Devido à condição de pandemia da Covid-19 e ao papel do sabão na sua prevenção, o Programa Hidrológico Internacional (PHI) para América Latina e Caribe nos convidou a oferecer esse curso para comunidades vulneráveis em todo o continente", conta Vera. Pensando em aumentar o alcance da ação, tanto no Brasil quanto nos países da América Latina, os professores envolvidos decidiram disponibilizar gratuitamente as aulas no YouTube.