Os professores do Departamento de Engenharia de Produção da UFOP Thays Chagas, Raoni Rocha e André Silva realizaram um workshop sobre marketing digital para trabalhadores autônomos de Ouro Preto. Essa é a primeira ação realizada pelo grupo, através do edital do IFMG, em parceria com o Hub de Inovação Francisca Mina e com a Samarco.
A oficina é uma das ações extensionistas realizada pelo agrupamento dos projetos dos professores do curso de Engenharia de Produção para auxiliar e qualificar os modelos de negócio da região. Segundo o professor André Silva, "esse é o primeiro passo para uma série de atividades que vamos fazer para fomentar a criatividade e os novos negócios".
A professora Thays Chagas destaca que os eventos realizados pelo grupo vão além da capacitação em marketing digital. O projeto busca atender às necessidades reais dos trabalhadores informais. "Nós pensamos nas possibilidades de trabalho e de que forma essas oficinas podem contribuir para os trabalhadores, para assim construir ações práticas e concretas que possam ajudá-los nessa caminhada, a partir da demanda desses trabalhadores", explica. O professor André Silva também ressalta o impacto social do projeto: "A característica desse projeto é chegar onde a mão do Estado não vai e fazer com que haja o desenvolvimento econômico de grupos sociais com maior vulnerabilidade."
O workshop contou com a participação do CEO da empresa Human, João Gurgel, que ministrou um curso sobre como criar e manter páginas no Instagram, voltado para a valorização dos produtos e serviços de trabalhadores informais em Ouro Preto. Além de conteúdo teórico, Gurgel ofereceu orientação prática, ajudando os participantes a atualizarem seus perfis e compartilhando estratégias para manter uma presença digital relevante.
Entre os participantes do workshop estava Ana Luiza Kattah, arquiteta e estudante de Artes Cênicas da UFOP. Ela mantém uma página de artes na plataforma, onde divulga suas produções textuais e visuais. Para Ana Luiza, o evento foi um momento de aprendizado e reflexão. "Eu parei para pensar nos erros que estava cometendo antes em relação aos meus perfis no Instagram. Foi uma chamada de atenção para que eu possa me atualizar e levar mais a sério essa divulgação", relata. Ela também descreve o evento como um espaço de incentivo: "Acho muito importante, porque ajuda a nos empoderar e nos encoraja a acreditar no que fazemos."