O Programa Municipal de Educação e Patrimônio "Ouro Preto, o meu lugar!", uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e a UFOP, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está sendo implementado desde 2018 em três escolas-piloto da rede municipal de Ouro Preto e, ainda este ano, vai ser implementado em outras duas escolas, passando a abranger um público total de cerca de duas mil pessoas. Gradativamente, será estendido às demais trinta e nove escolas do município.
O Programa tem como fundamentos os conceitos de educação patrimonial, cultura, referência cultural e patrimônio cultural, sempre considerados sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Referencial Nacional Curricular da Educação Infantil, da Base Nacional Comum Curricular e da mediação proposta por Lev Vygotsky em sua teoria sociointeracionista, que considera o desenvolvimento humano numa perspectiva sociocultural, ou seja, baseada na interação entre o sujeito e o meio em que se insere.
As escolas-piloto envolvidas no programa de Educação Patrimonial são a Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, a Escola Municipal Dr. Pedrosa e a Escola Municipal Professora Haydée Antunes - CAIC Felipe dos Santos. Outras duas devem ser introduzidas agora: a Escola Municipal Bernardina de Queiroz e a Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto.