Marcando o encerramento das atividades do programa de extensão "UFOP e IFMG de mãos dadas com Antônio Pereira" em 2022, aconteceu na última terça (20) uma sessão especial do Acalento - grupo de acolhimento do distrito.
A programação foi marcada por uma grande roda, que reuniu membros da comunidade, da Universidade, do IFMG e de empresas e grupos comunitários em um momento de confraternização e acolhimento.
Neste ano, o programa realizou todas as atividades de forma presencial em Antônio Pereira, envolvendo diferentes grupos e pessoas da comunidade. As ações foram financiadas por recurso alcançado por meio de edital público, que foi convertido em equipamentos, materiais e produtos para realização de oficinas educativas de computação e robótica, oficinas profissionalizantes de panificação e quitandas e um espaço para acolhimento e promoção da saúde mental no distrito.
O trabalho do programa foi coroado com a conquista de recurso financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para continuidade e ampliação das ações por mais dois anos na localidade. A parceria disponibilizará quase R$500 mil para investimento em acolhimento e empoderamento da comunidade de Antônio Pereira, tornando mais acessível a construção de um futuro sustentável e saudável para a comunidade.
Em 2023, o programa contará também com a participação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que promoverá ações de apoio à saúde mental e à educação nas escolas do distrito, assim como um ciclo de cuidados com as mulheres e apoio pedagógico para crianças, em parceria com as escolas.