Criado por Mariana Marques em ter, 17/08/2021 - 15:59 | Editado por Lígia Souza há 3 anos.
O
projeto "Formação de lideranças para a melhoria da gestão de leitos no contexto da pandemia pelo Covid-19: capacitação, implementação de melhorias e desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)" procura desenvolver lideranças em hospitais da região afetada pelo rompimento da Barragem de Fundão com o objetivo de implantar melhorias no processo de gestão de leitos de Covid-19. A ação conta com a colaboração de professores e estudantes dos departamentos de Engenharia de Produção e de Engenharia da Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea/UFOP), da Escola de Medicina da UFOP e da Escola de Enfermagem da UFMG.
O projeto de extensão abrange três etapas de desenvolvimento — formação de liderança, implementação de melhorias de processo e desenvolvimento tecnológico — e utiliza a metodologia Lean Healthcare, o projeto busca a melhoria contínua de processos e o uso de tecnologia de informação no contexto hospitalar. "Não é simplesmente fazer mais rápido, é compreender como gerir bem os recursos para ser mais assertivo na tomada de decisões e minimizar os desperdícios.", explica o professor de Engenharia de Produção June Marques Fernandes, um dos idealizadores do projeto.
Os hospitais podem fazer parte do projeto de forma gratuita. Para isso, é necessário assinar o termo de adesão e indicar quatro lideranças da unidade de saúde com capacidade e vontade de implementar ações de melhoria em suas unidades. "Esperamos disseminas a cultura do melhoramento contínuo na rotina hospitalar. Os efeitos positivos poderão ser percebidos pela comunidade, governo local e usuários do serviço de saúde.", destaca June Marques.
O projeto foi aprovado em edital interinstitucional, fruto de uma colaboração entre o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), e conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto. Acesse também o
Instagram do projeto.