Os pequenos olhos vidrados e cheios de alegria refletiam a felicidade das crianças por estarem de volta ao cinema após dois anos. Além disso, a animação, as boas risadas e muita pipoca marcaram o retorno do projeto Cine Escola Vila Rica, realizado pela UFOP em parceria com as escolas da rede pública da região de Ouro Preto e, agora, de Mariana.
A coordenadora do Cine Vila Rica, Lâne Mabel, destacou a importância da ação para reforçar o papel do cinema na educação: "Os professores gostam muito de fazer essa dinâmica, eu acho que é usar o cinema como uma ferramenta educativa, uma expansão da sala de aula e utilizar desse equipamento cultural que nós temos para desenvolver esse trabalho. "
A exibição do filme "Família Monstro 2", na sala do Cine Vila Rica, abordou diversas questões que fazem parte do universo infantil, como a importância da escola, aspectos familiares, afeto, entre outros pontos.
Segundo a professora Kátia, da Escola Municipal de Passagem de Mariana, a animação contribui de maneira significativa para a formação e percepção do mundo das crianças. "O audiovisual é uma ferramenta indispensável na alfabetização. Os meninos saíram do primeiro ano e agora já estão no quarto ano, foram dois anos remotos, então eu e a Lâne abraçamos a ideia do projeto. Hoje essas crianças têm uma oralidade melhor por causa dessa ação com a UFOP", comemora.
Para algumas crianças, essa foi a primeira oportunidade de conhecer a tela grande. Foi o caso da Alice, de 9 anos, que afirmou ter gostado muito do ambiente e de assistir ao filme ao lado de seus colegas de escola. Ela conta que "o filme foi muito legal".
Durante a pandemia, o projeto Cine Escola Vila Rica continuou suas atividades remotamente com a exibições de curtas, encontros pelo Google Meet e bate-papo sobre temas relevantes para as crianças.