A iniciativa nasceu de uma demanda das profissionais das creches de Ouro Preto, que sentiam a necessidade de serem capacitadas para efetuar primeiros socorros em caso de urgências e emergências com as crianças e bebês. Em 2020, diante da necessidade de isolamento social e da consequente suspensão das atividades presenciais, o projeto está sendo realizado de forma remota através do
Instagram e
Facebook.
O projeto, que antes orientava profissionais, agora quer ajudar os responsáveis pelos pequenos compartilhando informações sobre acidentes domésticos com crianças, já que elas estão em casa neste período, o que eleva o risco de acidentes domésticos. "Muitos desses acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção e de proteção. Dessa forma, os familiares são orientados sobre esses riscos, quais ações devem realizar para evitar os acidentes e como devem agir caso ocorram", afirma a professora da Escola de Medicina da UFOP Fátima Lúcia Guedes Silva, que coordena o projeto.
ATIVIDADE PRESENCIAL - Antes da pandemia, eram realizados encontros com professores de creche de Ouro Preto. Entre as atividades, estavam aulas teóricas e práticas que abordavam vários temas, como queimaduras, quedas e afogamento.
"É de suma importância quando a Universidade transpõe os muros e vai para comunidade, e esse projeto partiu de uma demanda da sociedade de Ouro Preto", explica Fátima. Mais de 300 professores já receberam o treinamento e o próximo foco serão educadores de primeiro ao quinto ano.