Ir para o conteúdo

Projeto de extensão da UFOP auxilia artesãos e produtores de João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação (Solidariarte)
População caminha e observa produtos expostos em uma das feiras realizadas.
Criado com o objetivo de oferecer assessoria sociotécnica ao empreendimento solidário da Associação dos Artesãos e Produtores de Alimentos Caseiros de João Monlevade e Região, o projeto Solidariarte tem suas principais atividades ligadas à gestão da Feira de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba (Feira EPS).
 
Baseada em uma metodologia de pesquisa-ação e nos princípios da economia solidária, a iniciativa acompanha e realiza o planejamento das ações de forma participativa e colaborativa, buscando a reestruturação e o fortalecimento como grupo organizado. A equipe, que é formada em sua maioria por alunos do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), acompanha as assembleias da associação, realiza a formação de novos associados sobre os fundamentos da economia solidária e auxilia na organização dos processos, além de participar e mediar junto a instituições externas.
 
Para além do apoio técnico, a atuação do projeto impacta positivamente também no aspecto social, visto que, além de preencher uma eventual lacuna cultural da região, promove o trabalho e busca melhores condições para os artesãos, como destacado pela professora do curso de Engenharia de Produção e coordenadora do projeto, Anliy Sargeant.
 

design_sem_nome_5.png

Divulgação (Solidariarte)
Artesãos, produtores e voluntários do projeto em uma das reuniões realizadas.
Os encontros acontecem periodicamente e servem para alinhamento de demandas
 
As feiras acontecem periodicamente e se tornaram parte do calendário de eventos de João Monlevade. Elas contam com exposição e venda de produtos, apresentações musicais e outras atrações culturais, sendo um importante espaço de convívio para a população. A próxima edição acontece em 13 e 14 de setembro, em comemoração do aniversário da associação.
 
Elaine de Andrade, artesã e atual presidente da Solidariarte, comenta que nos últimos anos eles enfrentaram muitos desafios, chegando inclusive a interromper as atividades, mas enfatiza a felicidade coletiva proporcionada pelas ações contínuas de todos os envolvidos. Ela destaca que tudo é feito com muito amor, o que deixa as coisas um pouco mais fáceis e ajuda a transformar vidas.
 
Para saber mais informações e acompanhar as atividades desenvolvidas pela associação, siga as redes sociais da Solidariarte. 

 

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais