O projeto de extensão "Bisbilhotando a Ciência" realiza atividades de desenvolvimento cognitivo infantil por intermédio do aspecto socioafetivo. O objetivo é estimular as crianças a desenvolverem o conhecimento de si e dos mundos à sua volta, além de paciência, visão crítica, honestidade, perseverança, comunicação e trabalho em equipe, auxiliando-as a se tornarem responsáveis e competentes para alcançarem seu potencial pleno no futuro.
As atividades, disponibilizadas em pastas do Google Drive e realizadas remotamente, incluem desenhos para colorir sobre temas diversos, como o corpo humano e os cuidados com a Covid-19, e vídeos no canal do YouTube, que têm o intuito de orientar sobre as atividades e temas trabalhados. A coordenadora do projeto conta que, devido à pandemia, algumas ações presenciais foram adiadas, mas, "desde antes da pandemia, a proposta sempre foi um clube de ciências virtual".
A iniciativa, que surgiu em 2019 e é coordenada pela professora do Departamento de Ciências Biológicas Samantha Ribeiro Bela, é vinculada à ação Universidade das Crianças, coordenada pela professora Luciana Hoffert Castro Cruz, que também colabora com o projeto. Atualmente, o Bisbilhotando a Ciência conta com quatro colaboradores estudantes de medicina, sendo um bolsista e três voluntários, que cuidam da produção audiovisual e dos canais de comunicação do grupo.
Os links para as atividades e para o canal no
YouTube estão disponíveis no
Instagram do projeto.