Criado por Regiane Oliveira em sex, 24/04/2020 - 09:50 | Editado por Rondon Marques há 1 ano.
O Núcleo de Investigações Feministas (Ninfeias) é um projeto de extensão que desde 2013 realiza ações em Ouro Preto e distritos com o objetivo de contribuir com as discussões acerca dos casos de violência que acometem as mulheres, adolescentes e meninas da região.
As ações desenvolvidas vão desde oficinas para estudantes do ensino básico até performances realizadas em espaços públicos, além de rodas de conversas, debates e produção de cartilhas. O núcleo é coordenado pela professora Nina Caetano e atualmente fazem parte dele as estudantes de graduação e de pós-graduação em Artes Cênicas da UFOP: Amanda Marcondes, Caroline Moraes, Giulia Oliva, Jackeline Análio, Keila Assis e Márcia Sousa.
Em função do isolamento social, as atividades presenciais previstas tiveram que ser suspensas. Por isso, o grupo precisou rever o plano de ação para dar continuidade aos projetos. Surgiram assim as "Pílulas Feministas", podcast com conteúdos voltados principalmente para estudantes do ensino básico, que discute, em uma linguagem acessível e sob um viés de análise interseccional, temas como violência doméstica, abuso sexual, aborto, intersexualidade e masculinidade tóxica.
Para a coordenadora Nina Caetano, o podcast é um formato que permite alcançar mais pessoas, inclusive jovens, com temas relevantes. "Consideramos os temas que estamos abordando fundamentais, pois tratam do cotidiano de muitas mulheres e jovens e levam informações que podem ajudar a transformar a realidade. Por isso, trazemos aspectos como o 'ciclo de violência', no caso da violência doméstica ou familiar, e ideias como a de privilégio, ressaltando o caráter racial e de classe social, entre outras questões".
Os episódios do podcast vão ao ar todas as quartas-feiras e podem ser acessados pelas plataformas do YouTube, Spotify e SoundCloud.