O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento do curso "Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas". O curso vinha sendo realizado desde abril deste ano e contou com uma série de atividades presenciais, nas quais os participantes puderam aplicar os conteúdos conforme a realidade escolar da região.
O evento teve como tema central "A Construção da Escola Acolhedora" e o destaque da programação foi uma roda formativa, que reuniu educadores, gestores e profissionais das escolas do distrito em um momento de avaliação, troca de aprendizados e compartilhamento das experiências vividas durante o curso.
O projeto foi formado a partir de uma iniciativa coletiva iniciada em 2023, em parceria com escolas locais e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, com objetivo de fortalecer a integração entre a Universidade e a comunidade escolar. O projeto demonstrou a importância da extensão universitária em diálogo com as comunidades locais.
Para o professor da Escola de Medicina da UFOP Aisllan Diego de Assis, o curso deixa um legado importante para a comunidade de Antônio Pereira, apontando para a continuidade das ações de promoção da saúde mental, valorização da diversidade e fortalecimento da educação pública. "A experiência no distrito demonstra o potencial transformador da extensão universitária, especialmente quando realizada em diálogo com as comunidades locais. Com o apoio contínuo das instituições parceiras e do financiamento da Fapemig, espera-se que novas ações sejam desenvolvidas, ampliando o impacto da iniciativa e promovendo escolas cada vez mais acolhedoras, inclusivas e comprometidas com o bem-estar de seus estudantes".