O programa de extensão "Cursinho Rumo à Universidade", que viabiliza sete projetos de extensão no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, recebeu alunos da Escola Estadual Padre Oswaldo de Podestá, do município de Bela Vista de Minas. Os estudantes puderam conhecer o campus e os laboratórios na última terça-feira (28).
A proposta principal do programa de extensão é oferecer um cursinho gratuito para alunos e ex-alunos de escolas públicas. As visitas guiadas com estudantes do ensino médio pretendem instigá-los, ao apresentar a infraestrutura e os projetos desenvolvidos na Universidade, despertando, assim, o interesse desses alunos pela ciência.
A coordenadora geral da E.E Padre Oswaldo de Podestá, Débora de Mattos, foi uma das responsáveis pela viabilização da visita. Segundo a coordenadora do projeto, Anliy Natsuyo, professora do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (Decea) da UFOP, "a Débora foi professora de biologia do cursinho, por isso, conhecia o nosso trabalho e entrou em contato para trazer os alunos do primeiro ano do ensino médio".
Ainda de acordo com Anliy, como a extensão é, junto com a pesquisa e o ensino, um dos pilares da UFOP, a ação possui um valor inestimável. "Precisamos tornar a universidade mais próxima e acessível à comunidade. Por isso, buscamos estimular e aguçar a busca pelo conhecimento através de demonstrações práticas nos laboratórios", completa.