O projeto de extensão "Saberes e Linguagens para uma prática cidadã" abre edital para professores, alunos e membros da comunidade interessados em participar da iniciativa, cujo objetivo é orientar pessoas adultas e/ou idosas que, por diversas razões, na infância e na juventude não tiveram acesso adequado à educação formal. As reuniões do projeto acontecem todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, na sala 2 do Bloco de Salas de Aula.
Algumas das temáticas abordadas nos encontros serão: tecnologia, economia doméstica e previdenciária, matemática financeira básica, cuidados com a saúde física e mental, história da formação do povo brasileiro, família e ancestralidade, artes e histórias de vida. O projeto visa promover a formação cidadã crítica, participativa e humanística de sujeitos adultos desafiados por problemas da vida cotidiana.
A proposta foi lançada durante o encontro do Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (Lalin), na última quinta-feira (15). A iniciativa foi idealizada pela servidora Adriana Dutra Silva após ela manifestar o sonho de criar um projeto que chamasse as pessoas da comunidade para dentro da Universidade. A servidora contou com o apoio da vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Ada Brasileiro, para promover a ideia.
"Nossas expectativas são as melhores possíveis, tanto para eles aprenderem conosco e com as outras lideranças comunitárias que estamos convidando, quanto para poderem ensinar pra gente as experiências de vida deles", pontuou Ada.
Membros da comunidade, monitores e alunos interessados em participar do projeto devem se inscrever pelo formulário específico de cada área até quinta (22).