Criado por Nathália Fiuza em qua, 31/05/2017 - 08:10 | Editado por Rondon Marques há 7 anos.
No dia Mundial sem Tabaco, celebrado hoje (31), a Escola de Medicina da UFOP anuncia a expansão de um dos seus projetos para Portugal. Trata-se do Education Against Tobacco, Brazil (EAT - Brazil), lançado em 2016 e que agora também será realizado na Universidade NOVA, em Lisboa, Portugal. O projeto, fruto de uma iniciativa dos alunos de Medicina, já é desenvolvido em outras universidades brasileiras e será ainda implantado em países de língua portuguesa, como Guiné-Bissau e Angola.
eatfoto.png
Breno Bernardes, aluno de Medicina que trouxe o EAT para a UFOP após mobilidade acadêmica, explica que o projeto já alcançou mais de 2000 adolescentes da região. "Agora estamos conduzindo um estudo científico randomizado para avaliar a eficácia das nossas intervenções”, completa.
A aluna Rayanna Pereira é a responsável pela expansão internacional do projeto. Ela destaca que, na Universidade NOVA em Lisboa, um grupo foi criado e que, em breve, as primeiras intervenções nas escolas serão realizadas. Rayanna explica, ainda, que a implementação do projeto deve levar em consideração “as peculiaridades dos hábitos de tabagismo em cada local”. Segundo ela, no Brasil, por exemplo, há um grande número de mulheres fumantes e a maioria delas inicia o hábito muito jovem, entre os 10 e 16 anos.
No ano passado, o mesmo grupo de alunos lançou a versão brasileira do aplicativo Smokerface, que, a partir de uma foto, simula o processo de envelhecimento e os malefícios causados pelo cigarro. Saiba mais.
SEM TABACO - O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer, e o Centro Colaborador da OMS que controla o tabaco, são responsáveis pela divulgação e comemoração da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização. Em 2017 o tema será “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”.
Confira a entrevista de Rayanna sobre a expansão do projeto para o site do EAT (em inglês).