Ir para o conteúdo

Projeto Fitness Pró leva saúde e bem-estar a alunos de Ouro Preto e região

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira

O programa Ouro Preto Saúde e Movimento oferece aulas de ginástica à população do município e à comunidade ufopiana, levando exercícios de diversas modalidades aos alunos. As aulas são ministradas por discentes do curso de Educação Física da UFOP que participam do projeto de extensão Fitness Pró - Ginástica de Academia. 

Segundo a professora de educação física e coordenadora do projeto, Lenice Becker, o Fitness Pró teve início em 2010 e, desde então, veio ganhando novas características. Naquela época, as aulas eram ofertadas a idosos e hipertensos, entretanto, ao longo do tempo, a demanda cresceu e agora a iniciativa atende pessoas de todas as idades. "Hoje temos jovens e pessoas mais velhas no mesmo grupo, com a mesma capacidade física e com a mesma condição de coordenação e execução dos exercícios", comentou Lenice. 

O Programa também vem contribuindo, ao longo do tempo, para a melhoria nas capacidades físicas dos alunos, como contou Lenice: "As pessoas evoluem muito e evoluem bem. Movimentos que antigamente eram de difícil execução, hoje os alunos fazem com facilidade".

O PROJETO - O Fitness Pró Modalidade de Ginástica é realizado na quadra poliesportiva da Escola de Educação Física (EEF), de segunda a sexta-feira, sempre às 18h. As aulas duram 60 minutos e compreendem aquecimento, exercícios aeróbicos, exercícios de resistência muscular localizada e alongamentos. As modalidades oferecidas são: HIIT training, step, ginástica localizada e aeróbica, circuito training e dança urbana.

O projeto também é realizado em Cachoeira do Campo e Furquim, distritos de Ouro Preto e Mariana, respectivamente. Em Furquim há duas turmas, uma de idosos e outra de não idosos. Já em Cachoeira do Campo há somente um grupo misto.

Para Lenice, o projeto é importante pois oferece à comunidade aulas de ginástica sistematizadas e bem orientadas, que treinam todas as capacidades físicas do indivíduo, promovendo a saúde. Sendo assim, é uma forma de contribuir com o bem-estar da comunidade.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais