skip to content

Projeto Fitness Pró leva saúde e bem-estar a alunos de Ouro Preto e região

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira

O programa Ouro Preto Saúde e Movimento oferece aulas de ginástica à população do município e à comunidade ufopiana, levando exercícios de diversas modalidades aos alunos. As aulas são ministradas por discentes do curso de Educação Física da UFOP que participam do projeto de extensão Fitness Pró - Ginástica de Academia. 

Segundo a professora de educação física e coordenadora do projeto, Lenice Becker, o Fitness Pró teve início em 2010 e, desde então, veio ganhando novas características. Naquela época, as aulas eram ofertadas a idosos e hipertensos, entretanto, ao longo do tempo, a demanda cresceu e agora a iniciativa atende pessoas de todas as idades. "Hoje temos jovens e pessoas mais velhas no mesmo grupo, com a mesma capacidade física e com a mesma condição de coordenação e execução dos exercícios", comentou Lenice. 

O Programa também vem contribuindo, ao longo do tempo, para a melhoria nas capacidades físicas dos alunos, como contou Lenice: "As pessoas evoluem muito e evoluem bem. Movimentos que antigamente eram de difícil execução, hoje os alunos fazem com facilidade".

O PROJETO - O Fitness Pró Modalidade de Ginástica é realizado na quadra poliesportiva da Escola de Educação Física (EEF), de segunda a sexta-feira, sempre às 18h. As aulas duram 60 minutos e compreendem aquecimento, exercícios aeróbicos, exercícios de resistência muscular localizada e alongamentos. As modalidades oferecidas são: HIIT training, step, ginástica localizada e aeróbica, circuito training e dança urbana.

O projeto também é realizado em Cachoeira do Campo e Furquim, distritos de Ouro Preto e Mariana, respectivamente. Em Furquim há duas turmas, uma de idosos e outra de não idosos. Já em Cachoeira do Campo há somente um grupo misto.

Para Lenice, o projeto é importante pois oferece à comunidade aulas de ginástica sistematizadas e bem orientadas, que treinam todas as capacidades físicas do indivíduo, promovendo a saúde. Sendo assim, é uma forma de contribuir com o bem-estar da comunidade.

Veja também

19 Janeiro 2016

Com uma exposição curricular que mostrará um recorte de todo o aprendizado adquirido ao longo do curso de Museologia da...

Leia mais

22 Janeiro 2016

O professor da UFOP Everton Rocha Soares e a mãe Marlete Rocha Soares emergem nas histórias vividas por sua família...

Leia mais

22 Janeiro 2016

O grupo Mulheres em Chama, formado por estudantes de Artes Cênicas da Ufop, está realizando ensaios abertos como preparação para...

Leia mais

1 Fevereiro 2016

O Projeto Sou Mais Juventude solicita aos docentes da Universidade, que enviem pesquisas e trabalhos desenvolvidos sobre o vazamento de...

Leia mais