Criado por Patrícia Pereira em qua, 27/04/2016 - 08:57 | Editado por Patrícia Pereira há 8 anos.
Com Fernando Cássio
O Núcleo "Forró de Ouro", pertencente ao Projeto Dança, Saúde e Movimento (CEDUFOP), é integrante de um projeto de valorização e difusão da dança, que envolve pesquisas sobre os mais diversos estilos da dança do forró pé-de-serra no Brasil. Assim, pretende trazer aos participantes momentos de aprendizado com essa alternativa cultural acessível.
A atividade, gratuita, tem uma filosofia de ensino dinâmica que envolve teoria, a partir de pesquisas nesta linha temática. O projeto visa resgatar a marca da cultura popular, através da dança do forró pé-de-serra em seus mais variados ritmos: xote, xaxado, baião e arrasta-pé, valorizando a cumplicidade e o reconhecimento do outro como ser fundamental para o desenvolvimento da atividade conjunta, fortalecendo a ideia de trabalho em dupla ou equipe, a expressão corporal, a coordenação motora, a socialização e entretenimento dos participantes e bolsistas, abrindo um elo muito importante entre as comunidades de Ouro Preto, Mariana e UFOP. Como o forró é um ritmo normalmente dançado em dupla, o Forró de Ouro trabalha com o conceito de parceria e a compreensão dos limites do outro, algo fundamental para a inserção social.
Na quinta (28), as aulas em Mariana serão retomadas no ICSA, a partir das 17h20. Já no dia 29, começam as aulas em Ouro Preto, na sala de danças do CEDUFOP. "Iniciar a aula de dança com o projeto também em Ouro Preto, justamente no dia em que completamos um ano de aulas abertas ao público é algo muito especial e único, pois sabemos que a dança liberta as pessoas para experimentar possibilidades com o corpo antes não pensadas e torna nossa vida mais leve e descontraída", ressaltou o organizador do Núcleo, Anderson Medeiros. A equipe é composta por membros (bolsistas e voluntários) de diversos cursos, tendo como membros mais antigos os instrutores Matheus Medeiros (Educação Física) e Thiago Santos (Engenharia Mecânica).