skip to content

Projeto preserva memória do carnaval de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo do Projeto
O objetivo do Centro de Referência do Carnaval em Ouro Preto, projeto de extensão da UFOP, é organizar e preservar acervo da história carnavalesca da cidade, onde a festa é realizada tradicionalmente há décadas, com a visita de turistas de todo o país.
 
O projeto começou em 2018 e atua digitalizando documentos iconográficos, produzindo materiais didáticos e de narrativa para a mediação dedicada às crianças, entre outras ações, sempre com a participação dos artesãos do Galpão Sinhá Olímpia.
 
A coordenadora do projeto, Gabriela de Lima Gomes, professora do Departamento de Museologia, acredita que o mais importante é manter viva a memória da história do carnaval de Ouro Preto, além de abrir um espaço para a troca de experiências com os moradores. "Envolver e integrar a Universidade à realidade territorial é o propósito deste projeto, que prevê, dentre outras coisas, cumprir com o compromisso acordado com a Associação Galpão Sinhá Olímpia em organizar e preservar seu acervo", afirma.
 
PANDEMIA - Por meio de perfis nas redes sociais, o projeto busca continuar com a interação junto à sociedade, exibindo o acervo fotográfico pelo Instagram e Facebook. Além disso, os seguidores podem enviar registros e memórias do carnaval de Ouro Preto.

 

Veja também

21 Janeiro 2021

O Programa de extensão “Administração em Ação: Ações de trabalho, emprego e renda voltadas para os atingidos pela queda da...

Leia mais

19 Janeiro 2021

As equipes de eSports das atléticas da UFOP fecharam o ano de 2020 com bons resultados nas competições de que...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O Coletivo Mídia, Identidade, Cultura e Arte (MICA) atua em duas vertentes de trabalho: "comunicação e juventude" e "comunicação nos...

Leia mais

12 Janeiro 2021

O Centro de Referência do Carnaval em Ouro Preto (CRCOP-UFOP), a fim de aumentar os espaços para a divulgação das...

Leia mais