Ir para o conteúdo

Projeto Ritmo, Poesia e Emancipação lança videoclipe

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Ritmo, Poesia e Emancipação é um projeto do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão "Futuro Presente", vinculado ao Departamento de Serviço Social (Desso) da UFOP. O objetivo do projeto era criar e produzir, juntamente aos artistas locais de Mariana, Ouro Preto e Itabirito, uma música e um videoclipe no formato cypher abordando o cotidiano dos moradores da região e as possibilidades de emancipação por meio do Rap e da cultura Hip-Hop.
 
No Rap, a palavra "cypher" significa a reunião de MCs, de grupos ou de artistas solos para realizar rimas exclusivas, acompanhados de um DJ responsável pelo ritmo. O projeto teve início com a divulgação no Instagram para a escolha dos artistas que participariam. Foram escolhidos 15 MCs que se inscreveram e com eles foram realizadas rodas de conversa abordando território, Hip-Hop e emancipação, que se converteram em oficinas de composição, escrita e rima.
 
A música foi então gravada no estúdio Na Passagem, em Passagem de Mariana, sob a direção de Damian Fioroni (DJ Dah), que produziu o instrumental, fez a mixagem e a masterização. O videoclipe foi gravado no bairro Santo Antônio, conhecido como Prainha, em Mariana. A direção e edição do clipe foram feitas por Rhamon THL (artporthl), e a captação das imagens, por Pedro Henrique Monteiro (pdraovideoclipes). 
 
A música e o videoclipe foram pré-lançados em 7 de fevereiro, durante um evento realizado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), como parte do Festival Transborda Inverno. Ainda será realizado um evento oficial de lançamento.
 
O coordenador do projeto e professor do Desso, Davi Machado Perez, afirma que o cotidiano e os espaços culturais são elementos-chave para o estabelecimento de mediações profissionais, políticas e, no âmbito da universidade, extensionistas. "O cotidiano é campo privilegiado do trabalho profissional das e dos assistentes sociais, e é dele que a arte e a cultura popular constantemente brotam e retornam, sempre se relacionando com a comunidade do entorno, com a juventude, com o território e com a realidade nacional, conformando também um campo de atuação com imenso potencial mobilizador e emancipador", explica.
 
Davi também destaca a importância do projeto no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento de potencialidades, apontando para a juventude alternativas coletivas para a criação e produção artístico-cultural que não rivalizam necessariamente com a formação e atuação acadêmica e profissional: "Apontando em um sentido diferente da 'loteria', que significa a indústria cultural capitalista, e da ideologia individualista fomentada de maneira cada vez mais radical pelo pensamento conservador e reacionário."
 
Confira a música e o videoclipe: 
 
 

Veja também

18 Fevereiro 2025

O coletivo AMEOPOEMA, em parceria com o Cine Vila Rica, Proex, TV UFOP, Rádio UFOP e Museu da Inconfidência, realiza...

Leia mais

18 Fevereiro 2025

O projeto de extensão "Taxonomia aplicada à conservação da flora: experiências, ferramentas e informações para comunidades e gestores em prol...

Leia mais

17 Fevereiro 2025

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo a integração social entre universitários voluntários e...

Leia mais

10 Fevereiro 2025

Alunos do curso de Jornalismo da UFOP lançam suas produções realizadas ao longo de 2024 por meio do programa de...

Leia mais