O projeto tem o objetivo de orientar as gestantes, para que elas sejam capazes de assumir a co-responsabilidade pelos cuidados no pré-natal, além levar informações sobre as mudanças do corpo e nutrição durante a gestção, tipo de parto e alimentação do bebê. Durante a pandemia, a iniciativa, que realizava rodas de conversa com as participantes, teve que se adaptar, então, neste período, o diálogo continua pelas redes sociais.
O "dedo de prosa" criou perfis no
Instagram e no
Facebook. O objetivno é continuar a interação com o público, tornando as informações mais acessíveis e encontrando soluções para queixas recorrentes, por meio de publicações às segundas, quartas e sextas.
A orientadora do projeto e professora do Departamento de Nutrição (Denut), Marília Alfenas de Oliveira Sírio, afirma que os encontros proporcionam mais que o aprendizado: "Ele oportuniza o compartilhamento de informações e vivências entre as gestantes, atendendo assim uma das recomendações do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, do Ministério da Saúde, para um pré-natal de boa qualidade".
A AÇÃO - Este é um dos três programas vinculados ao projeto "Do ventre ao peito". Inicialmente, as reuniões com as gestantes ocorriam no Centro de Saúde da UFOP; posteriormente, para ampliar o projeto e possibilitar a participação de mais mulheres, as reuniões passaram a ser realizados na Policlínica de Ouro Preto.