A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), esteve presente na Escola Municipal Washington de Araújo Dias, no distrito de São Bartolomeu, para participar do projeto Câmara Itinerante. Desenvolvido pela Câmara Municipal de Ouro Preto, o projeto oferece serviços gratuitos à população dos distritos. A ação foi na última terça (12).
No encontro, o projeto de extensão "Programa institucional educativo de enfrentamento aos mosquitos vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus" apresentou para as crianças e outros moradores da comunidade as fases do ciclo de vida dos mosquitos e as ações que podem ser feitas para evitar sua proliferação. Já os projetos "Universidade das crianças" e "Direitos das pessoas com deficiência" promoveram brincadeiras e rodas de conversa.
O projeto "Fios de solidariedade", do programa Mais Saúde da UFOP, também esteve presente e ofereceu o serviço de corte de cabelo e design de sobrancelhas para adultos e crianças.
A professora da escola do distrito Josilene Fernandes participou pela primeira vez do Câmara Itinerante e elogiou a iniciativa e as ações realizadas. Para ela "a conscientização é muito importante, não só para os alunos, mas também para as famílias e para a comunidade".
A Câmara Itinerante vai passar por todos os distritos de Ouro Preto até novembro deste ano.