Ir para o conteúdo

Projetos de extensão da UFOP visitam Amarantina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Vanessa Oliveira
A parceria entre a UFOP e a Câmara Municipal continua e terá, até o fim do ano, ações que levam serviços, diversão e informação para os distritos da cidade. Desde o início do programa, cinco projetos de extensão realizam atividades orientativas e lúdicas com crianças e adultos presentes nos eventos: "Universidade das Crianças"; "Mais Saúde - Campanha de prevenção ao câncer"; "Fios de Solidariedade"; "Ações educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência"; e "Ações educativas do enfrentamento à dengue".
 
Desta vez, os participantes do programa "Ações educativas do enfrentamento à dengue" levaram uma novidade à Amarantina, o distrito visitado pela equipe nesta segunda (30). Recentemente os bolsistas, juntamente com a professora de microbiologia e coordenadora da iniciativa, Maria Célia Lanna, criaram uma armadilha para capturar os vetores da doença com o intuito de identificar os potenciais locais de surto da dengue. 
 

dengue.jpg

Vanessa Oliveira
Kit de combate ao mosquito Aedes
 
A armadilha, que já está sendo usada em algumas escolas na cidade de João Monlevade, funciona de forma bem simples: alguns grãos de arroz e um pouco de água são colocados dentro do recipiente criado e deixados em um local aberto. Em seguida, caso haja realmente focos de dengue, as fêmeas do Aedes aegypti depositam seus ovos no papel cartão fixado na borda. Com essa amostra, é feita a contagem dos ovos deixados. 
 
A professora informa que "atualmente o Brasil está vivenciando um surto gigantesco de dengue, inclusive aqui em Mariana, bem próximo a Ouro Preto. Então em função desse novo surto, nós do programa estamos realizando um reforço das atividades educativas de combate ao mosquito". 
 
Quem levou muita diversão para o evento de Amarantina foram os alunos do projeto "Aerodance: dança para todos". Com coreografias de vários hits atuais, Raylson Faustino e Maria Eduarda Paixão agitaram a Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo. 
 
A próxima ação da Câmara Itinerante acontecerá no distrito de Lavras Novas, em 21 de junho, levando serviços gratuitos para a população, com o apoio da UFOP.
 
Confira as datas do programa. 
 
 

3.jpg

Vanessa Oliveira
Os alunos Maria Eduarda Paixão e Raylson Faustino ensinam coreografia
 
 

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais