Ir para o conteúdo

Rádio UFOP lança programa com participação de crianças

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Rádio UFOP Educativa apresenta a segunda versão da pílula "O coronavírus chegou, e agora?". Desta vez, o programa é dedicado a responder as dúvidas das crianças. O objetivo da ação é colaborar com o processo de divulgação de informação e estimular a educação para a ciência nas crianças, com o apoio da família, escola e professores. 

"O coronavírus chegou, e agora? O que as crianças querem saber?". Nesta fase, o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP, a Coordenadoria de Comunicação Institucional, o Projeto de Extensão Viva Mais/Escola de Medicina, a Rádio UFOP Educativa e a Roquette Pinto — Associação de Comunicação Educativa — ganha o apoio do grupo de pesquisa Multiletramentos e Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação da Educação (Multidics) e do Grupo de Pesquisa em Convergência e Jornalismo (Conjor).

O programa conta com a colaboração das crianças de escolas públicas das cidades de Acaiaca, Itabirito, Diogo de Vasconcelos, João Monlevade, Mariana e Ouro Preto. Podem participar os estudantes das turmas de educação infantil e dos anos iniciais ou anos finais do ensino fundamental. Crianças que estudam na rede privada ou que moram em outros municípios também podem participar.

De acordo com diretor de produção do projeto, Gláucio Santos, a intenção do programa não é só trazer perguntas, mas também depoimentos das crianças sobre o que elas já sabem sobre a Covid-19. "É um espaço que a gente pretende que seja democrático no sentido de que a criança possa perguntar e também compartilhar o conhecimento que chega até ela. É um espaço de protagonismo delas na rádio".

Alessandra Borges, mãe dos gêmeos Alan e Felipe, de 4 anos, enviou o áudio com as dúvidas dos filhos e frisou a importância de um programa educativo para as crianças em meio à pandemia. "É um programa educativo focado em esclarecer dúvidas das crianças, numa linguagem mais compreensiva para eles. Nesse sentido, a experiência da nossa participação foi muito válida, para eu ter esse momento com meus filhos. Não esperava ouvir, do jeitinho deles, palavras que nem pensava que eles falariam, por exemplo, 'pandemia'. As crianças ouvem palavras novas o tempo todo, em convivência familiar, social, ouvem da televisão, rádio. Não paramos para pensar que essas palavras são guardadas na mente deles e o quanto é importante explicar os significados." 
 
Para participar do programa, os pais ou responsáveis deverão acessar o site da Rádio UFOP, fazer a leitura da carta-convite e, em seguida, enviar a pergunta ou depoimento da criança para a equipe da Rádio UFOP. Se o conteúdo estiver de acordo com as instruções apresentadas na carta-convite, serão encaminhadas para os cientistas/especialistas que integram o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP. 

Os áudios poderão ser acessados pelos Sistema UFOP de Rádio: Ouro Preto 106.3, Mariana 103.5 FM; pelo Podcast Viva Mais e pelas plataformas de streaming: AnchorApple PodcastsBreakerDeezerGoogle PodcastRádio PublicSpotifyOver Cast
 
Dúvidas sobre a participação podem ser enviadas para o Whatsapp da emissora (31-3559-1207), de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais