Ir para o conteúdo

Seminário de Extensão DIÁLOGOS abre inscrições para público externo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O Seminário de Extensão "Diálogos: ativismos, segurança digital e narrativas autônomas", realizado pelos projetos de extensão "Territórios Atingidos e Produção de Vídeo como Prova" e "Transmissões: produção de narrativas autônomas para audiovisual ao vivo", está com inscrições abertas. Durante o evento, que acontece nos dias 4, 11, 18 e 25 de novembro, serão abordadas questões relativas aos objetivos de ambos os projetos, além de temas como direito à comunicação, movimentos sociais em rede, comunicação cidadã e conflitos socioambientais. 
 
O primeiro encontro do seminário, que terá como tema "Direito à informação e à comunicação", será aberto ao público e terá transmissão no YouTube. Para participar dos outros três encontros, no entanto, os interessados devem se inscrever pelo formulário até 4 de novembro.
 
O propósito do seminário, segundo a professora do Departamento de Jornalismo (Dejor) e coordenadora do projeto "Territórios Atingidos e Produção de Vídeo como Prova", Adriana Bravin, é capacitar estudantes, líderes comunitários, ativistas e pessoas com interesse em movimentos sociais para as oficinas de produção de vídeos que serão ofertadas no ano de 2022. "Nosso objetivo é alcançar pessoas que trabalham em defesa dos direitos humanos e fundamentais, além de grupos e pessoas atingidas pela mineração".
 
O evento conta ainda com o apoio de convidados do ARTIGO19, do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, da Rede Justiça nos Trilhos, do Movimento Gandarela e do Movimento Pelas Serras e Águas de Minas (Movsam).
 
TERRITÓRIOS ATINGIDOS  E PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO PROVA - coordenado pela professora Adriana Bravin, o projeto de extensão tem como objetivo capacitar habitantes de territórios marcados e atingidos pela mineração a produzir vídeos como prova das violações praticadas nestes locais.
 
TRANSMISSÕES: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS AUTÔNOMAS PARA AUDIOVISUAL AO VIVO - coordenado pelo professor do Dejor, Evandro Medeiros, o projeto tem o propósito de desenvolver tecnologias de transmissão ao vivo (lives) e capacitar as lideranças comunitárias de Ouro Preto e Mariana para a produção de narrativas autônomas. 

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais