Criado por Regiane Oliveira em ter, 12/11/2019 - 13:55 | Editado por Patrícia Pereira há 5 anos.
O longa resgata a história de duas mulheres pioneiras e fundamentais para a militância ambiental no Rio Grande do Sul e no Brasil que tiveram inserção internacional no movimento em defesa do Meio Ambiente. Giselda Castro e Magda Renner eram donas de casa quando começaram a militar em 1964, com ações de cidadania junto à população carente na Ação Democrática Feminina Gaúcha. O documentário revela peculiaridades dessas mulheres ricas que ousaram contrariar interesses econômicos e foram vigiadas pelo Serviço Nacional de Informações SNI no período militar.
O filme será exibido gratuitamente e simultaneamente em sete universidades federais: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
CINEMAS EM REDE - O projeto prioriza a valorização e a ampliação do acesso ao conteúdo cinematográfico brasileiro e a difusão do cinema nacional em diversas comunidades, principalmente nas que não possuem salas de exibição. A UFOP valoriza essa integração entre universidades e comunidades, promovendo a ampliação da linguagem cinematográfica e as discussões que o audiovisual proporciona no campo cultural, social, político etc.