Ir para o conteúdo

UFOP busca ampliação do projeto Cinemas em Rede

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com informações do Cinemas em Rede
 
O Cinemas em Rede realizou uma Chamada de Qualificação, que visa ampliar o acesso a conteúdo audiovisual para outros espaços de exibição no país, a fim de formar um circuito nacional. A UFOP faz parte do projeto, que realiza mensalmente sessões em rede com oito universidades, com debates simultâneos.
 
No total, a chamada recebeu o cadastro de 123 instituições interessadas — entre elas a UFOP, que busca ampliar a ação para Mariana, município que abriga duas de suas unidades, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A ampliação o projeto para Mariana, de acordo com o coordenador de Comunicação da UFOP, Chico Daher, que também coordena o Cinemas em Rede na Instituição, vai depender de uma série de ações e investimentos em nível nacional e do próprio resultado do chamamento. Segundo ele, "a nossa universidade continua na briga para fortalecer este espaço e, mesmo com os desafios em curso, estamos otimistas para fortalecer internamente o nosso projeto, que conta com o apoio dos professores do Icsa, em especial do professor Adriano Medeiros, que submeteu a nova proposta à RNP". Das instituições que se inscreveram, 51% foram Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), 36% de Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e 13% de outras instituições.
 
Os municípios mais populosos tiveram maior representatividade na pesquisa, com 62% dos inscritos em municípios que têm entre 100 mil e mais de 500 mil habitantes. Além disso, as regiões com maior número de cadastro foram o Sudeste (49) e o Nordeste (26).
 
Segundo o gerente de Relacionamento da RNP, Álvaro Malaguti, cerca de 45% das instituições que se cadastraram realizam exibições regularmente e 26% dos exibidores que participaram da chamada estão localizados em municípios sem cinemas comerciais registrados na Agência Nacional do Cinema (Ancine). "Os dados demonstram o esforço e interesse dessas instituições em oferecer serviços e ações em cultura nas suas respectivas cidades e regiões", declara Malaguti.
 
Como exemplos de municípios com mais de 100 mil habitantes sem cinema comercial, ele cita Santana (AP) e Trindade (GO). As duas cidades possuem exibidores em instituições federais de educação que participaram da Chamada de Qualificação.
 
Ouro Preto e Mariana estão entre os municípios com população entre 50 a 100 mil habitantes, faixa que também inclui Registro (SP), Breve (PA), Viana e Nova Venécia (ES), Irecê (BA), Floriano (PI), Seropédica (RJ) e Itapetinga (BA) – todos esses sem cinema comercial, mas com espaços de exibição em institutos federais, como o Cine Vila Rica, em Ouro Preto.
 
A Chamada de Qualificação foi lançada em novembro de 2018 em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e recebeu propostas até março de 2019. Para esse levantamento, foi desenvolvida uma plataforma web, pela qual os exibidores poderiam se cadastrar e disponibilizar informações sobre suas atividades e condições de trabalho.
 
Após o encerramento da Chamada, as informações fornecidas serão analisadas e difundidas por meio de uma publicação digital e impressa, com a cartografia dos exibidores das instituições de educação, ciência e cultura usuárias da RNP. A previsão para divulgação do resultado final da Chamada de Qualificação é março de 2020.
 
BALANÇO - O Cinemas em Rede encerrou 2019 com um público total de 977 espectadores, que participaram de sessões gratuitas e abertas a estudantes e ao público em geral. Ao todo, foram oito sessões conjuntas realizadas em universidades que pertencem ao circuito, seguidas de debates interativos com diretores e realizadores, transmitidos ao vivo.
 
No primeiro semestre deste ano, a programação foi dedicada às mulheres, com obras de diretoras brasileiras. Com o tema "Mulheres que fazem no cinema", a curadoria do projeto exibiu os longas "Baronesa", "Viajo porque existo, volto porque te amo", "Paraíso Perdido" e "O lobo atrás da porta". Juntos, os quatro filmes foram os mais vistos do ano, reunindo 635 espectadores, com uma média de 160 pessoas por sessão.
 

Já no segundo semestre, entre os meses de agosto e novembro, a programação contou com outros quatro filmes, "A parte do mundo que me pertence", "Além do espelho", "Eleições", e "Substantivo feminino".

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais