"Diálogos entre música e gênero: MPBTrans" foi o tema do UFOP Convida desta segunda (4), dando início às comemorações dos dez anos do projeto. A palestrante desta edição foi a historiadora Larissa Ibúmi, autora do livro "Vozes Transcendentes: os novos gêneros na música brasileira", que traz entrevistas de diversos nomes da cena LGBT na música brasileira transformadas em crônicas.
O evento foi aberto com uma palestra da convidada, que abordou a colocação de gênero, o ressurgimento do pulso político na música atual e a quebra de padrões conservadores. "Não tem como tratar cena musical sem pensar em classe, raça e gênero, além do corpo e as novas possibilidades de existir e estar no mundo. A cena musical vem questionando os padrões impostos historicamente nas letras, no palco, nas linguagens e nos discursos", afirmou a palestrante durante o evento.
A programação seguiu com apresentação musical de canto e violão e encerrou com uma roda de conversa.
10 ANOS - Ao longo de novembro e dezembro, o UFOP Convida vai trazer uma programação diversa , com concertos, oficinas e palestras. Para o coordenador da iniciativa, Edésio de Lara Melo, "o projeto é importante para que professores e alunos possam mostrar o que é feito em sala de aula. Também recebemos, em edições anteriores, músicos de outras universidades e países".
O UFOP Convida é aberto a toda comunidade.