Criado por Mariani Barbosa em ter, 11/10/2016 - 15:41 | Editado por Lígia Souza há 8 anos.
José, que também é doutor em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é professor na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde desenvolve projetos de pesquisa em música, filosofia, psicanálise e teatro. Especialista em instrumentos antigos, tem se dedicado à composição de músicas para alaúde.
Ao longo da apresentação, dividida em 11 atos, o músico contou curiosidades a respeito de suas composições e de sua carreira. No final, esclareceu dúvidas e respondeu às perguntas dos presentes.
O INSTRUMENTO - Baseado na lógica da harpa, o alaúde é um instrumento de corda com braço dividido por trastes e possui a caixa em formato de pera ou gota. Surgiu no século VII, na Pérsia, com formato semelhante ao que se usa hoje. Quase todos os tipos de alaúde apresentam cordas duplas, e alguns possuem composições mistas de cordas duplas e simples.
O PROGRAMA - Com o objetivo de aproximar os alunos de Música à prática, o UFOP Convida traz à Universidade músicos de vários segmentos, onde são realizadas apresentações gratuitas. O evento proporciona a troca de experiências,em que artistas têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e alunos de assistir a recitais ao vivo.