A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História (LPH) do Departamento de História (Dehis), promoveu uma mesa-redonda em parceria com a Câmara Municipal de Mariana, no âmbito da 9ª Semana Nacional de Arquivos. Com o tema "Mudanças climáticas: preservação e acessibilidade", o evento marcou o lançamento do 3º Catálogo do Fundo da Câmara de Mariana, que reúne documentos não encadernados sob guarda institucional.
Durante a atividade, presidida pela professora do Dehis e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) Cláudia Maria das Graças Chaves, os participantes destacaram que os acervos documentais figuram entre os bens patrimoniais menos visibilizados socialmente, o que os torna vulneráveis ao esquecimento. Nesse contexto, foi enfatizada a importância da preservação da memória documental e da valorização do trabalho dos profissionais da informação, como os arquivistas, que atuam na manutenção e difusão desses acervos.
PARCERIA - O evento marcou também a relevância da parceria de trinta anos entre a Universidade e a Câmara Municipal de Mariana, que viabilizou a custódia e a posterior organização e catalogação da documentação histórica da instituição legislativa. Esse processo tem sido coordenado por docentes da UFOP com a participação ativa de estudantes bolsistas e voluntários, além de servidoras e servidores da Câmara. Na avaliação dos participantes da mesa-redonda, esse esforço conjunto possibilitou a preservação e o acesso público a um acervo valioso, garantindo sua vitalidade e reforçando o papel do conhecimento histórico na construção de futuros mais sustentáveis.
Também estiveram presentes no evento o arquivista da UFOP, Flaviano Pereira Fernandes, e o chefe do Dehis, professor Sérgio Ricardo da Mata, além da professora Jhuliane Evelyn da Silva, diretora em exercício do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), entre outras figuras de diferentes setores do poder público e de instituições culturais do município.