A Conferência Internacional de 2023, evento que comemora o centenário da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (Fieps), foi realizada nesta terça (26), em parceria com a Escola de Educação Física (EEF) da UFOP e a Delegacia Regional da Federação Internacional de Educação Física e Esporte. Os debates tiveram três temáticas centrais, Educação Física e Democracia, Educação Física e Cidadania e Educação Física e Direitos Humanos.
Para o professor da EEF, Héber Eustáquio de Paula, que compôs a mesa de debates, o evento foi um momento de união de esforços. "Foram dois dias de muito trabalho e reafirmação da educação física como parceira no trabalho em defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, através das tecnologias educacionais que utilizamos em nosso trabalho".
O evento também foi enriquecido com a participação de referências nas áreas de educação física e cidadania, como os professores Bruno Camilloto, da Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) da UFOP, Ricardo Catunda, da Universidade Estadual do Ceará, Cláudio Augusto Boschi, do Conselho Federal de Educação Física, Juan Francisco Gutierrez Betancur, da Universidad de Antioquia, na Colômbia, e Alfonso Geoffrey Recoder Renteral, da Alcaldía Miguel Hidalgo, no México.
Além das questões relacionadas ao esporte e às práticas físicas em geral, foi discutida também a importância da atuação dos profissionais e gestores na esfera social: sua influência nas tomadas de decisões, capacidade de mobilização em diversas áreas da sociedade e atuação como motores e agentes catalisadores de movimentos sociais.
Nesse sentido, a conferência buscou elucidar as competências e ações que caracterizam a atuação dos profissionais de educação física em movimentos de inclusão, participação e ascensão social, seja com projetos desenvolvidos diretamente com a sociedade ou em tomadas de decisões que influenciam a vida de todos.
Carta de reafirmação do manifesto da Fieps
Na conferência foi apresentada a "Carta de Ouro Preto" de reafirmação do Manifesto da Fieps, uma importante contribuição para as políticas públicas em Educação Física e Esporte que será encaminhada aos diferentes níveis de governo. O documento incentiva a promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.
Além de ser um instrumento para relembrar e reafirmar o compromisso dos profissionais de educação física com a cidadania, a Carta tem também o papel de conscientizar a sociedade da importância de se exercer o direito às práticas esportivas e às ações de amparo e apoio social, além do papel sedimentar da educação física e do esporte na vida das pessoas.
A conferência está disponível na íntegra no
YouTube.