Ir para o conteúdo

UFOP sedia conferência da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Cassiano Lucas
A Conferência Internacional de 2023, evento que comemora o centenário da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (Fieps), foi realizada nesta terça (26), em parceria com a Escola de Educação Física (EEF) da UFOP e a Delegacia Regional da Federação Internacional de Educação Física e Esporte. Os debates tiveram três temáticas centrais, Educação Física e Democracia, Educação Física e Cidadania e Educação Física e Direitos Humanos. 
 
 Para o professor da EEF, Héber Eustáquio de Paula, que compôs a mesa de debates, o evento foi um momento de união de esforços. "Foram dois dias de muito trabalho e reafirmação da educação física como parceira no trabalho em defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, através das tecnologias educacionais que utilizamos em nosso trabalho".
 
O evento também foi enriquecido com a participação de referências nas áreas de educação física e cidadania, como os professores Bruno Camilloto, da Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) da UFOP, Ricardo Catunda, da Universidade Estadual do Ceará, Cláudio Augusto Boschi, do Conselho Federal de Educação Física, Juan Francisco Gutierrez Betancur, da Universidad de Antioquia, na Colômbia, e Alfonso Geoffrey Recoder Renteral, da Alcaldía Miguel Hidalgo, no México. 
 

design_sem_nome_15.png

Cassiano Lucas
Debate com os professores Paulo Antonelli, Heber Eustáquio e Marco Túlio Maciel
 
Além das questões relacionadas ao esporte e às práticas físicas em geral, foi discutida também a importância da atuação dos profissionais e gestores na esfera social: sua influência nas tomadas de decisões, capacidade de mobilização em diversas áreas da sociedade e atuação como motores e agentes catalisadores de movimentos sociais.
 
Nesse sentido, a conferência buscou elucidar as competências e ações que caracterizam a atuação dos profissionais de educação física em movimentos de inclusão, participação e ascensão social, seja com projetos desenvolvidos diretamente com a sociedade ou em tomadas de decisões que influenciam a vida de todos.
 
Carta de reafirmação do manifesto da Fieps
 
Na conferência foi apresentada a "Carta de Ouro Preto" de reafirmação do Manifesto da Fieps, uma importante contribuição para as políticas públicas em Educação Física e Esporte que será encaminhada aos diferentes níveis de governo. O documento incentiva a promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.
 
Além de ser um instrumento para relembrar e reafirmar o compromisso dos profissionais de educação física com a cidadania, a Carta tem também o papel de conscientizar a sociedade da importância de se exercer o direito às práticas esportivas e às ações de amparo e apoio social, além do papel sedimentar da educação física e do esporte na vida das pessoas.
 
A conferência está disponível na íntegra no YouTube

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais