Criado por Suzane Pinheiro em seg, 11/06/2018 - 09:40 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
A Universidade Federal de Ouro Preto recebeu, no último final de semana, a Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB Levorin) com participação de atletas profissionais, incluindo competidores olímpicos, e amadores de vários lugares do mundo. A competição somou pontos para o ranking mundial da modalidade para a seletiva dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Além do mountain bike, a CIMTB Levorin ofereceu a Night Run, uma corrida a pé, na pista dos bikers, durante a noite. 05950_photo_6_5855750409673895723.jpg
O organizador do evento, Rogério Bernardes, comentou sobre a escolha de sediar a CIMTB Levorin na Universidade. "A UFOP foi o local que tinha melhores condições de organizar um evento internacional, em Ouro Preto, por diversos fatores: pela infraestrutura, pela pista, pela junção do evento com oportunidades acadêmicas etc."
Além de ser realizado na Universidade, o evento também contou com apoio de vários departamentos como: Educação Física, Engenharia de Produção, Ciências e Tecnologias de Alimentos, Artes Cênicas, Turismo, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Direito, Letras, Química, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Ciências da Computação, Nutrição, Estatística, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Farmácia, Museologia e Engenharia de Minas.
Em média, 80 estudantes voluntários estiveram presentes para ajudar no evento nas áreas de controle de pista, hidratação, premiação, controle de veículos, secretaria, atendimento ao atleta, informações, etc. Segundo Rogério, esse apoio se deu por conta de a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) mostrar interesse em aproveitar a Copa Internacional de Mountain Bike para promover atividades acadêmicas de interesse de cada departamento.
Dentre as oportunidades acadêmicas que a UFOP gerou juntamente com o evento, o Centro Desportivo (Cedufop) promoveu palestras com o médico cardiologista Christian Drumond, com um árbitro da União Ciclística Internacional e com a coordenação do Auto Atendimento Assessoria Esportiva. A professora do Cedufop, Lenice Becker Oliveira, abordou a importância do evento para os alunos de Educação Física, uma vez que eles lidaram diretamente com a preparação de atletas de ponta. "Neste final de semana, os alunos e os professores tiveram oportunidade de vivenciar uma modalidade importante que aumentou muito no cenário brasileiro. Há uma oportunidade de acompanhar os técnicos e atletas, tirar as dúvidas, questionar e perguntar. Todos só têm a ganhar."
Outras atividades que aconteceram com apoio e colaboração dos estudantes foram a campanha de doação de sangue para conscientização, a campanha de doação de alimentos e o concurso de redação e de desenho que premiou alunos e professores de escolas municipais.
palestra_cedufop-1.jpg