Ir para o conteúdo

Universidade participa da 15ª CineOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) vai ter a participação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em sua programação, que é totalmente on-line e gratuita. O evento tem início hoje (3) e vai até a próxima segunda (7).
 
A UFOP, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI), é parceira do evento e marca sua participação através da TV UFOP, com transmissão de filmes da programação, pré-estreia de uma nova série e debate sobre seu acervo.

EXIBIÇÃO - Uma série de curta-metragens brasileiros realizados em universidades, escolas de cinema ou núcleos de formação em audiovisual serão apresentados exclusivamente na TV UFOP. As obras integram a Mostra Contemporânea do CineOP.

Para o coordenador de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher, a inserção da UFOP como participante ativa desta edição da Mostra valoriza o trabalho realizado pela emissora. "Somos parceiros da Mostra há anos, mas, com a exibição de uma parte da programação na emissora da Universidade, fortalecemos esse trabalho feito em conjunto com os realizadores do evento, que já é tradicional na cidade".

A programação conta com sete filmes, que serão incluídos na programação da TV entre amanhã (4) e segunda (7), sempre às 9h e às 21h. A TV pode ser assistida pela web e pela Valenet em cerca de 70 cidades do interior de Minas Gerais.

Confira mais informações e as sinopses dos filmes. 
 
EDUCAR - A nova série Educar vai ter a pré-estreia de dois dos seus episódios na 15º edição do CineOP, dentro da Mostra Valores. Os episódios apresentados são intitulados "1. Educar…" e "2. Educar!". A estreia pública dos novos episódios está prevista para 2021. 

A produção tem o objetivo de discutir a educação e os processos de ensino-aprendizagem envolvidos nos âmbitos escolares, do ensino fundamental à universidade. A produção possui sete episódios, cada um com sete minutos de duração, e traz depoimentos de cinco entrevistados, que falam sobre suas práticas, seus olhares e suas vivências desenvolvidas no ambiente escolar.

O coordenador de criação e conteúdo da TV UFOP e um dos diretores da produção, Du Sarto, acrescenta que "a série apresenta de forma documental depoimentos de educadores que são referências nacionais, internacionais e também regionais, e tem como objetivo provocar discussões acerca da experiência do que seria o ato de educar e trazer a reflexão de suas mais diversas formas e possibilidades", comenta.

Um dos idealizadores e consultor da série, Arthur Medrado, destaca que "Educar é uma série que explora de maneira abrangente os temas: educar: quem? como? onde? quando? e por quê? Além disso, o programa tem um forte potencial pedagógico e esperamos que ele sirva de inspiração na tarefa ética de educar", relata.
 
Os dois primeiros episódios ficam disponíveis na página do CineOP entre sexta (4) e segunda (7). Para assisti-los é necessário se cadastrar na página. 
 
DEBATE - O professor do Departamento de Jornalismo da UFOP Adriano Medeiros vai participar da mesa "A preservação na televisão brasileira: desafios e acesso". Também discutem o tema Luciana Savaget, jornalista da Globonews; Paula Saldanha, jornalista, ambientalista e presidente do Instituto Paula Saldanha; e Zico Goes, diretor de Desenvolvimento dos Canais FOX.

O objetivo é falar sobre como as emissoras de televisão do país vêm gerenciando seus acervos e como a preservação, em seus diferentes níveis, participam do fluxo de trabalho dessas empresas.

Adriano, que representa a UFOP, é o único que fala sobre o trabalho realizado por uma TV Universitária. Para ele, a inclusão da emissora da UFOP nessa abertura "simboliza o entendimento do papel fundamental das nossas emissoras de TV públicas e educativas que continuam bravamente resistindo na constituição de uma programação que luta pela independência editorial, pluralidade de conteúdos e vozes, interesse público e pelo estímulo às inovações e ao experimentalismo".
 
A mesa vai ser na sexta (4), a partir das 16h. 
 
ABERTURA - A abertura do evento vai ser hoje (3), a partir das 20h, com um debate que traz o tema "Cinema de todas as telas" e trata da televisão, que completa 70 anos em 2020. Participam Ailton Krenak, líder indígena, escritor e filósofo mineiro, e Tadeu Jungle, roteirista e diretor de cinema, TV e realidade virtual. A discussão será mediada pelos curadores da Mostra Clarisse Alvarenga e Francis Vogner dos Reis.


A partir das 21h30, Tulio Mourão e Titane convidam Maurício Tizumba para uma homenagem aos 35 anos da Rede Minas.


 
Confira a programação completa no site.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais